"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Extrema e Monte Verde MG

Encontro do BOG em Extrema MG, enfim uma oportunidade de reunir os amigos do SoyLoco para conversarmos sobre a viagem ao Chile em janeiro.

Quase todos confirmados (só não pode ir o Roberto e a Sueli). Claro que também oportunidade de reencontrar os demais amigos do BOG que desde 2008 faço parte.

De Blumenau saímos eu e a Milene, o André e o José Márcio e a Carla. Sexta amanheceu garoando, não era a previsão, aquele desânimo de sair pra viagem com água... paciência. Nos encontramos nos posto, abastecemos e começamos o passeio.




Lá pra cima o caminho escolhido foi um já bem conhecido, pegando a serra de que inicia em Juquiá e vai a Sorocaba. Alguns chamam ela de Serra Cabeça da Anta, mas acho que o correto é Serra do Paranapiacaba.
Como de costume ali não dá pra ficar sem parar no El Caminito, pequeno boteco que vende Empanadas chilenas.




Ali parou por completo o chuvisco e começou a abrir o tempo, que firmou até o retorno do passeio.

Parada na simpática estrada perto de Jarinu SP



Chegamos em Extrema MG as 17h30, depois de 750km e 11h de estrada, em tempo de ver um lindo por do sol.


O hotel muito legal, novinho, um ano só de uso, estilo europeu, ótimas acomodações.
Já estavam lá os amigos do BOG PR, o Tiago de Pomerode (depois voltou conosco) e muitos outros de vários estados, e do SoyLoco o Glennan e Helena.


O encontro apesar de ser um Interestadual, que normalmente é pequeno, parecia um nacional. Deu mais de 120 colegas e umas 60 motos mais os coxinhas de carro.
Banho tomado, descemos para comer algo e beber, muito hehe. Eu fui de cervejas artesanais, a Mi de vinho.


Logo chegaram os demais amigos do SoyLoco, Star e Cecília e Yamada e Antonieta.
Bate papo, amigos, comidas, bebidas, motos... é isso !!!
Como estávamos cansados a pilha acabou rápido (ah a idade...), fomos dormir umas 1h da matina.

No sábado tomamos o café e fomos nos preparar para dar uma volta com o grupo pra foto oficial, uma diversão a parte.
A moto do José Márcio estava com o pneu baixo, era um rebite. Foi arrumado usando macarrão ali mesmo, e veio de boa em toda a viagem de volta sem estresse.


A foto oficial foi no portal da cidade. Nada fácil organizar aquela turma e parar o transito pra foto.









Fomos na praça da cidade, igreja como padrão e depois em um restaurante meio fazenda, o Tulha da Serra. Porco a pururuca, feijão tropeiro, acelga, ovo, quer mais mineiro que isso ?!?!?


Janaina... repara na pata dela pedindo comida.

A Janaina foi picada por uma casacavel e ficou mais de 15 dias a beira da morte. Outro cão do local foi comido por uma onça parda, eta lugarzinho heim hehe



a Tulha que dá nome ao local


De volta pro hotel, descansar e a noite fomos fazer a reunião pra definirmos a viagem de janeiro. Comida de boteco e mais cervejas ! As meninas foram de Brut, nada fracas !


Domingo acabou o evento, todos de partida. Nós e mais alguns amigos fomos para Monte Verde MG, região serrana de altitude, 1555m. Fomos por terra, para curtir um pouco mais o caminho e as paisagens da região.

Ainda em Extrema paramos na Cachoeira do Salto, lugar bem agradável.





Estradinha de terra perfeita, intercalada com alguns trechos de asfalto.









Uma considerável subida, 600m em 42km. Muito verde, morros, rios e animais. Vida do campo com seus costumes.

Monte Verde me lembrou Maringá MG que fica ao lado de Penedo. Edificações do tipo europeu, trutas, cervejas artesanais. Ficamos na Pousada Ninho do Falcão, uma localização legal em cima do morro, com linda vista. O quarto poderia ser melhor, muito simples, pouco conforto.


vista do hotel

ao fundo o hotel

Fomos almoçar no centrinho da cidade, boa comida, bem elaborada e gostosa.


Monte Verde



Depois um café...


Voltamos para o hotel pra um descanso...


A noite o jantar...


Na segunda de manhã bem cedo, pelas 7h partimos em quatro motos para o retorno.


850km em 14h, tempo bom, seco, pouco movimento. O maior problema é andar na velocidade certa. Quando se tenta respeitar os limites de velocidade da pista somos quase que atropelados por carros e pior, por caminhões. Tem muito que aprender esse povo...



boas subidas e descidas

Serra do Paranapiacaba, um trecho dela








Um comentário:

  1. Show de relato e fotos. Pena que não tive condições de estar presente.
    Abraço!

    ResponderExcluir