"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

domingo, 26 de outubro de 2014

Posto Teófilo Schutz, Taquaras - Rancho Queimado SC

Final de semana de votação! Resolvemos passar o sábado na praia e voltar no domingo pra votar. Agoniado pra uma volta de moto, aproveitei para procurar algum local legal pra ir de moto.
Lembrei do Posto Teófilo Schutz no distrito de Taquaras, município de Rancho Queimado que preserva arquitetura trazida dos EUA na década de 50.  (Conheça mais)

Claro que aproveitei pra ir por estradas novas e um pouco de terra. O roteiro foi saindo da da BR 101 pegar por Antônio Carlos, depois São Pedro de Alcântara, Angelina e Rancho Queimado.


450km

Todo o percurso seguiu os caminhos das origens alemãs, conhecidos pela organização, casas e jardins bens cuidados, pequenas mansões em meio a lugares muito pitorescos.



Antônio Carlos chamou atenção pela quantidade de grameiras, hectares de grama, muito bonito... Ali começou a brincadeira na terra.





No caminho para São Pedro de Alcântara um bloqueio na estrada, estão calçando e impediram o tráfego de veículos, até tentei passar mas não teve jeito e tive que voltar alguns km e seguir por outra via secundária.





São Pedro de Alcântara a foi primeira colônia alemã de SC fundada em 1829. A imponente igreja matriz fica no alto de um morro, antigas casas estilo alemão, moradores tranquilos.





Ali fica um trecho antigo do Caminho das Tropas, ou Caminho dos Tropeiros, foi uma antiga via terrestre de ligação do litoral de Santa Catarina ao Planalto Serrano, mais especificamente de Desterro a Lages, com picadas abertas na época do Brasil Colônia e estradas precárias na época do Império do Brasil. Hoje a Rodovia BR-282 segue aproximadamente seu traçado original, entre Palhoça e Lages.


As edificações no caminho são fantásticas, para quem gosta de história é um delírio.




Casarão Germano Kretzer (clique aqui)

Cheguei em Rancho queimado já pelas 19h, dei uma volta procurando o posto e nada de encontrar. perguntei pra um senhor que mandou em direção errada... voltei e parei pra perguntar pra outro rapaz. Esse todo entusiasmado disse já ter trabalhado lá e me explicou o caminho, que passava por mais um pequeno trecho de terra.








Bom, aí vem aquelas dúvidas... se for pegaria a volta na terra no escuro, por outro lado pilotei 200km só pra tirar a foto na frente do posto. Vamos lá então! Primeiro calçamento, depois asfalto, depois terra, tudo com muitas curvas e subidas e descidas, altitude perto dos 850m.





Uma verdadeira viagem no tempo, parecia ter entrado em um filme antigo. Ali também fica um museu que funciona na antiga casa de campo do Governador Hercílio Luz (1860 - 1924), mas não consegui visitar pois já tinha fechado.

Casa cultural Hercílio Luz (clique aqui)

Chegando na pracinha central do distrito de Taquaras, lá está o pitoresco Posto Texaco, da década de 50, demais!


Como estava fechado, apenas tirei uma foto e depois retornei, já lusco fusco, e escurecendo ao entrar na BR-282. Toda atenção foi necessária pois a irresponsabilidade nessas vias rápidas é absurda.

Cheguei em Itajaí pelas 21h30, onde um pernil de ovelha no vinho tinto com purê de bata salsa e batata doce me aguardavam, junto da família.

Um comentário:

  1. Belo passeio, amigo. Realmente são lugares que valem a pena conhecer principalmente pela edificações com estilos antigos. Fotos espetaculares, principalmente a do posto com a moto na frente.

    ResponderExcluir