"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

terça-feira, 4 de junho de 2013

Cananéia e Holambra

Feriado de Corpus Christi é uma das datas mais cobiçadas para encontro de grupos de motos, esse ano tinha quatro grupos que acompanho com agenda na data. O BOG que tento ir todos os anos em Campinas/Holambra SP, o VMAS (Viagem de Moto América do Sul) em Cananéia SP e o Potal Big Trails em Nova Friburgo RJ.

Bom, o André Bnu também faz parte do BOG e do VMAS, assim como o Roberto Tadeu que vai onde vamos hehe então pela proximidade e tempo resolvemos participar desses dois.

Milene e as crianças foram para Foz de Iguaçu de carro com o os avós e tios, então fui solo.

O caminho já é velho conhecido exceto pelas cidades que ficamos que foram novidades para mim. Total de 1650km com muitas serras, um pouco de terra e um pouco de areia...

1650km

1120 m.s.n.m

Saímos quinta as 7h eu e o André Bnu para nos encontrar com o Edson Mesadri no Posto Rudnick em Joinville/SC, dali seguimos pela BR 101 sentido Cananéia. Alguns pontos de congestionamento por causa das obras das pontes nos obrigaram a andar no corredor dos caminhões e acostamento, coisa que não me agrada em fazer, mas se ficássemos parados é bem pior.

Edson Mesadri, André Bnu e eu


Parada para o pinhão


Em Jacupiranga se sai da BR para pegar a estrada para Cananéia, entramos na primeira placa de indicava e o caminho era todo de terra, que sorte! A SP 193 é de uma terra bem compactada, tanto que tinha trecho que andamos nos 100 km/h, lugar lindo com mata fechada em alguns pontos.



Cananéia SP 



Cananéia está situada no extremo sul do Litoral Paulista, no centro de um corredor biológico de 110 km que se estende desde a foz do Rio Ribeira em Iguape (SP) até a baia de Paranaguá (PR). Considerada um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica intocada na costa brasileira e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta.

A região lagunar-estuarina de Cananéia, conhecida como Lagamar, é uma fantástica coleção das águas de muitos rios, baias e lagoas com o mar e compreende, num só lugar, 4 ecossistemas: mangues, dunas, restingas e a Mata Atlântica. Aí encontram-se inúmeros sítios arqueológicos, os sambaquis, datados entre seis e quatro mil anos, e ruínas do período colonial. Ocupa uma área de 1240 km², sendo 3 km² perímetro urbano, população de 12mil habitantes.


Considerado o segundo município mais antigo do Brasil (1531), perdendo apenas para São Sebastião, fundado poucos meses antes. Atualmente, o Centro Histórico de Cananéia ainda preserva os estilos arquitetônicos adotados pelas primeiras casas desde o período colonial até o final do século XIX. As praias também atraem milhares de pessoas na alta temporada, sendo que na Ilha do Cardoso há várias trilhas e cachoeiras, além de vários sítios arqueológicos.

Balsa para travessia do continente a ilha de Cananéia

Hotel Sol a Sol e Canaéia SP

Almoço, a muqueca veio com o peixe cru três vezes seguida... triste

O grupo estava grande no hotel, umas 150 pessoas, motociclistas muito experientes com muitos milhares de km rodados, diversos países e continentes. A troca de experiências e dicas foi o alto do encontro.
Na sexta foi decidido fazer um passeio, o local escolhido a praia do município de Ilha Comprida, que nos informarem ser o último permitido andar de veículos na areia.

Casebres coloniais típicos

Balsa de Cananéia a Ilha Comprida com o grupo VMAS



60km de areia pela frente




Areia compactada quase como um asfalto






Foto da turma VMAS (parcial, nem todos foram ao passeio)

Roberto retocando a maquiagem...

A previsão era chuva durante quase todo o feriado, saímos de Blumenau com tempo seco, sexta dia seco, sábado mais lindo ainda... Bem cedo partimos em direção a Campinas e Holambra onde participamos do encontro com o BOG e revemos os amigos do Soy Loco.



Parada obrigatória no El Caminito onde uma chilena faz as deliciosas empanadas, bom demais. Fica no meio da Serra de Juquiá / Piedade.


Tucanos

Depois de Piedade, quase em Sorocaba o pneu do Roberto furou. Injetamos um tubo de selante que deu 20 libras de pressão, suficiente para chegar a borracharia poucos metros a frente. Um macarrão e tudo resolvido... vantagens do pneu sem câmara, o meu já daria um trabalho maior.


Fomos direto ao hotel Solar das Andorinhas onde encontramos com o pessoal do BOG e com os amigos do Soy Loco (casal Stardust, Yamada e Antonieta). Lá almoçamos e tiramos uma foto com o pessoal.

Grupo BOG

Star aplaudindo a vadiagem do André Bnu

Dali seguimos para a charmosa Holambra, que muito lembra Pomerode.

Maior moinho do Brasil

Holambra SP

Fundada pela imigração holandesa ao Brasil, resultante da busca de novos horizontes, após a 2º Guerra Mundial, fizeram um acordo com o Brasil – um dos poucos países a aceitar a imigração coletiva, que abriu as portas para a entrada de grupos holandeses no país, hoje com 10mil habitantes.

Assim, em 1948 foi fundada a Cooperativa Agropecuária de Holambra, na Fazenda Ribeirão, situada entre os Municípios de Jaguariúna, Santo Antonio de Posse, Artur Nogueira e Cosmópolis situadas no Interior Paulista.

Usando a experiência trazida da Holanda, deu-se inicio a atividade rural. Os 5000 Hectares da Fazenda foram divididos em lotes e distribuídos aos cooperados, mediante ao compromisso de se desenvolver qualquer atividade produtiva. Com a não adaptação do gado holandês subjugado pelo clima e pelas doenças tropicais, optou-se pela lavoura diversificada e pela criação de porcos e galinhas já aclimatizados.

A estrutura agrícola hoje forte,  especialmente no segmento de floricultura, a base econômica da cidade. O sistema de comercialização, realizado através do leilão no Veilling Holambra, e um dos mais sofisticados do mundo e escoa a maior produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Nosso guarda motos oficial

mecanismo do moinho

Casal Star, Yamada, Antonieta, eu e André Bnu



café da tarde

Aqui aproveitamos para trocar umas idéias e definir o roteiro final da viagem ao Peru.


Jantamos no centro da cidade, escolhemos um prato típico que é absolutamente igual ao alemão (eisbein, kassler, salsichas e purê de maçã). Tomamos também além de algumas cervejas holandesas a Schornstein de Pomerode SC que tem uma fábrica lá em Holambra. Como sempre bom papo e muitas risadas.


De manhã cedo tomamos um café caprichado no Hotel Shellter (administrado pela simpática dona holandesa), destaque especial para a torta de maçã. Após se despedir do casa Stardust tocamos para casa, no início com céu parcialmente nublado apenas, mas perto de Sorocaba caiu uma água legal, uns 30 minutos de muita água. Depois foi parando a chuva e ficando apenas chuvisco e pista molhada, que nos acompanhou até o final da Serra, em Juquiá SP.


Novamente fizemos uma parada no El Caminito, para comer umas empanadas, o almoço do dia. a foto acima é da ida, tinha sol, na volta estava ainda chovendo ali.
Roberto separou da gente em Juquiá e seguiu para Peruíbe e nós seguimos já sem chuva com tempo seco até Blumenau, onde chegamos pelas 17h30.

Joinville SC

Feriado muito legal, novas emoções, novas estradas, muitos novos amigos, para que mais ???



Um comentário:

  1. Olá, Pietro, tudo bom?

    Meu nome é Camila, sou gestora de conteúdo da Editora e Agência Catarina, em Florianópolis. Gostamos muito de uma foto que encontramos no seu blog e gostaríamos de usá-la em uma publicação. Procurei seu contato por aqui e não encontrei. Pode entrar em contato comigo pelo email camila@catarina.ag para conversarmos?

    Aguardo o seu retorno o quanto antes.

    Obrigada, abraços.

    ResponderExcluir