"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ascurra, Pomerode e Vila Itoupava





Sexta de sol, céu azul do tipo Atacama... precisava ir a Indaial e Pomerode resolver uns assuntos pessoais, então por que não aproveitar para um passeio de moto, vamos lá!

Fazia tempo que queria conhecer a estrada que liga Indaial a Ascurra pela "margem esquerda" do rio, como é conhecida. Achei que fosse toda terra, mas um pedaço inicial até o bairro Warnow é asfalto e calçamento depois inicia a terra. Nesse bairro vi construções muito antigas, a igreja data de 1897 e as casas do mesmo período. As primeiras incursões de imigrantes alemães à Indaial foram por volta de 1860.



Antiga estação da EFSC (Estrada de Ferro SC) 1909

Casa de 1874

Igreja de 1897

Ponte sobre o Rio Warnow




Casa antiga em Rodeio SC, colonia italiana

Até Rodeio tem pórtico, e Blumenau ???

Rua Morro Strasmann, Pomerode até Vila Itoupava




O trajeto finalizou na Vila Itoupava, boa surpresa, quando tracei a rota não tinha verificado isso.


Um comentário:

  1. Bacana a foto da ponte, Pietro. E, ao menos pelo mapa do GPS, tem muita estrada de chão para rodar nessa região. Muito bom. Abraço!

    ResponderExcluir