"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

sábado, 1 de julho de 2017

Abraçando SC com o Lucca



Passeio muito especial esse final de semana. Meu parceiro dessa vez foi meu filho Lucca! 12 anos, mas com disposição de moleque grande. Curtiu todo o passeio que não foi muito pequeno não, 760km em dois dias, com muita curva, serras e até off-road.

Aproveitando o inverno seco dei continuidade ao projeto Abraçando SC, faltava uma cidade do Vale do Itajaí e duas da grande Florianópolis para completar as duas mesorregiões. Então pensei num roteiro que não ficasse muito cansativo e que tivesse coisas legais no caminho, para o Lucca ter uma boa primeira boa experiência de passeios.

Resolvi ir pelo vale e depois voltar pelo litoral, pois tem mais opções legais de hospedagem no litoral.
Saímos sábado pelas 8h, temperatura agradável, um pouco nublado mas seco. Seguimos pela BR470 (é, aquela maldita... tá um inferno), por sorte não pegamos movimento nenhum, estava muito tranquila. Tocamos até Rio do Sul onde entramos sentido serras pela SC350, pista boa.

Aproveitei para tirar fotos de algumas cidades que tinha só passado e sem registro. Aurora foi uma delas,

Igreja matriz de Aurora SC


Próxima parada em Ituporanga também pra fotos de registro.



Uns 20km de pois de Ituporanga entramos a direita numa pequena rodovia que vai até a cidade de Chapadão do Lageado, essa a última que faltava conhecer do Vale do Itajaí. Trecho muito agradável, bem rural, belas paisagens.


Chapadão do Lageado
Altitude: 600 m
Fundação: 29 de novembro de 1995
População: 2900 hab

Colonizada por alemães por volta de 1922, a origem do nome vem de Lageado por haver muitas lajes no rio e Chapadão por estar situado na parte alta do Rio Lageado.

centro de Chapadão do Lageado

Pegamos ali um pequeno trecho off-road para encontrar uma cachoeira. Fui muito apreensivo pois não sabia as condições da pista e com garupa, ainda em treinamento, é mais complicado. Mas nada, foi perfeito, além da estrada estar muito boa, o Lucca se comportou muito bem na moto, balanceou perfeito e tocamos bem pelo trecho.

O ponto que eu tinha no GPS não tinha cachoeira, aí encontramos uma residência onde paramos para perguntar. Uma senhora, mais idosa nos atendeu, Dona Laurentina, nos contou a história da vida dela, dos filhos e netos hehe mas indicou a cachoeira também, uns 2km dali.

lindo planalto, 400m de altitude

flagra da observação

Tem um mirante em construção, mas a D. Laurentina me disse que o filho dela, ex-prefeito que começou e que não vão terminar na nova administração. Tomara que terminem pois o lugar é lindo, a vista fantástica.


90m de queda e uma enorme caverna em seu interior (não visitamos).


Continuando pela SC350 seguimos em direção a Alfredo Wagner, como já era perto do meio dia e as lombrigas (ou jiboias) do Lucca já estavam gritando, paramos pra comer em um desses quiosques de estrada, Pamonharia JM.


Pensa numa comidinha gostosa, fogão a lenha, sobremesa boa. O moleque pegou pesado!



Claro que depois de comer como um javali na engorda o moleque quase dormiu em cima da moto hehe aí fomos batendo papo no intercomunicador pra acordar.

Alfredo Wagner SC

Pegamos a BR280, que está em ótimas condições, apesar do médio movimento estava tranquila. Uns 20km depois de Rancho Queimado a direita fica a SC435 que leva até São Bonifácio. Outra estradinha espetacular, linda mesmo.


São Bonifácio
Altitude: 410 m
Fundação: 23 de agosto de 1962
População: 3000 hab

Localizada junto a Serra do tabuleiro, colonizada por alemães, sendo a maioria proveniente da região da Westphália - Alemanha, por volta de 1863.


o guri consome mais que minha moto...


A região tem muitas cachoeiras, essa vista da estrada.



Retornamos para a BR280 e seguimos sentido litoral



Águas Mornas foi o último município que faltava da mesorregião de Florianópolis.


Águas Mornas
Altitude: 70 m
Fundação: 29 de dezembro de 1961
População: 6000 hab

A primeira colonização da região foi pelos imigrantes alemães em 1860. As águas termais do município como mesotermais radioativas, com temperatura constante em torno de 39 °C.


Mais fotos dos municípios do trajeto

Santo Amaro da Imperatriz
Altitude: 18 m
Fundação: 10 de julho de 1958
População: 21900 hab

A colonização de Santo Amaro da Imperatriz está ligada à descoberta da fonte de águas termais, por caçadores, em 1813. O governo imperial destacou então um contingente policial para guarda do local, já que a região era habitada por nativos que defendiam a permanência na região. Em 18 de março de 1818, o rei Dom João VI determinou a construção de um hospital – foi a primeira lei de criação de uma estância termal no Brasil. Em outubro de 1845, Santo Amaro da Imperatriz recebeu a visita do casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina Maria de Bourbon, que mandou construir um prédio com quartos e banheiras para os visitantes em busca de alívio para suas dores. Em homenagem à Imperatriz, a localidade, nos arredores da cidade – que se chamava Caldas do Cubatão - foi rebatizada como Caldas da Imperatriz.


Para um sábado tá bom né ! Então fomos para a pousada que escolhi na Praia Guarda do Embaú, outro lugar paradisíaco de nosso litoral. Não conhecíamos e curtimos muito.

Ficamos na pousada Maktub, surpresa boa.


O Andre Issi, proprietário da pousada é aventureiro de muita quilometragem, não só de moto como de caiaque e afins. Na parede da área de alimentação tem um mural de fotos de fotos invejável das façanhas dele.
Acabamos conversando pouco pois ele estava trabalhando na pousada numa obra. Vai ficar pro próximo encontro. Inclusive ele também é conhecido do amigo Vantuir Boppre, do Edson Mesadri e de outras figuras conhecidas do motociclismo.


Chegamos por volta das 15h, tempo suficiente pra tomarmos um banho e colocar uma roupa quente pra ir comer (é, o carinha já estava pirando de fome de novo). Fomos ao centrinho pela praia, show!


Conforme os nativos da região, o nome Guarda do Embaú surgiu pelo fato de que, séculos atrás, um navio pirata que navegava pela região ali naufragou. Como os piratas possuíam tesouros, se viram obrigados a enterrá-los guardados em baú nessa costa. Com o passar do tempo, foi sendo criada a história de que havia tesouros enterrados guardados em baú na região, o que acabou dando origem ao nome atual da localidade.


Depois de andar e conhecer o pequeno centrinho, tinha poucas opções abertas pois é inverno, escolhemos o restaurante Big Bamboo. O interessante é que ele pertence ao pai do atual goleiro do Palmeiras (hum...), mesmo como bom corinthiano curtimos o lugar. Tomei uma Dunkel e pedimos ostras e peixe ao molho de frutos do mar, tudo muito bom.



Voltamos para o hotel e apesar de cedo fomos descansar.

folgado queria a cama... vai pro chão pirralho !

De manhã acordamos pelas 8h, café as 8h30. O Ambiente é muito legal, ótimo café da manhã bem variado e bom. Fomos muito bem atendidos pela Teresita (esposa do Andre) e pela Fátima.



Aproveitando que estávamos no litoral demos uma esticado para o Sul para fazer três municípios que não conhecia.



Primeiro paramos em Imaruí, que fica a beira da Lagoa do Imaruí, aquela que em Laguna tem a nova ponte Anita Garibaldi. Mas o acesso é por dentro (interior).


Imaruí
Altitude: 6 m
Fundação: 27 de agosto de 1890
População: 11000 hab

Região histórica palco de guerra (República Juliana). Os primeiros colonizadores foram pescadores oriundos de Laguna, que adentraram na Lagoa de Imaruí, antes de 1800.



Os 28km que ligam a BR101 até Imaruí são muito bonitos, margeando a lagoa com muito verde.




Depois demos uma passada em Imbituba.

vista do porto

Imbituba
População: 40170 hab

A descoberta das terras de Imbituba ocorreu no ano de 1622 quando aqui chegaram os missionários com a missão de catequizar os índios Carijós que habitavam o litoral catarinense.

Pela BR101 fomos até Garopaba. Achei muito legal lá. Bem estruturada mas com ares de localidade pequena. Paramos para foto no centro histórico.



Garopaba
População: 18150 hab

Foram os índios Carijós os primeiros habitantes, que se tem conhecimento, da região. Em 1525, o espanhol Dom Rodrigo de Acuña, aportou o Galeão San Gabriel na Baia de Garopaba para fugir de um temporal. No ano 1666 surgiu o primeiro povoado, formado por açorianos enviados pelo Império Português.
Garopaba do indígena significa "enseada de barcos".




Perto do meio dia tocamos até Biguaçu, onde paramos no Restaurante Sombrero, velho conhecido meu desse trajeto. Comemorando o sucesso do passeio.


Ainda paramos em Tijucas pra tirar uma foto do Casarão Gallotti no centro histórico da cidade.

Tijucas
População: 36170 hab

Em 1530, o navegador veneziano Sebastião Caboto, a serviço da Espanha, descobriu a foz do rio Tijucas. Ali viviam os índios da nação tupi-guarani dos carijós.


Com isso finalizamos nosso roteiro, chegando em Blumenau as 16h.

Difícil comentar da felicidade que senti desse passeio com o Lucca, melhor ainda de ver ele curtir e dizer que topa fazer outros. São tantas as vantagens dessa interação, aprendizado de conduta de pilotagem, gosto pela cultura regional, planejamento, tudo isso vai ser de grande utilidade pra frente.

Que venham muitas outras filho !!



Assim completei as duas mesorregiões. 150 municípios visitados, 51% do estado... vamos que vamos !


3 comentários:

  1. Show de relato marido!!! O Gordo adorou mesmo!!Bj

    ResponderExcluir
  2. Show Pietro! História, geografia, culinária, colonização, hábitos. É de um valor cultural imensurável. Tudo isso ainda somado a companhia do Luca na garupa.

    Então é completa satisfação. Não tem preço. Parabéns pela boa ideia e o organizado aproveitamento.

    ResponderExcluir