"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

sábado, 3 de junho de 2017

Floripa - Caminhos da América 6


Tem algumas pessoas que são admiráveis por algum motivo, outras por vários... Vantuir Boppre é uma dessas. Gente boa demais e um profissional espetacular. O conheci alguns anos quando fiz o curso de off-road (veja aqui), lá comprei o livro que ele escreveu da sua aventura na Transamazônica e também o primeiro DVD da série Caminhos da América. Dali pra frente nos tornamos amigos e eu um grande fã dele...


Fica a dica, assistam todos os DVDs. Meu preferido era o segundo, o do Vale das Lágrimas (ele vai até os escombros do avião que caiu nos Andes com a Equipe de rugby uruguaia), falo segundo pois esse agora do lançamento é pra lá de fantástico.

Site para adquirir esse os outros dvds www.onomade.net

Sábado a noite estava agendado o lançamento desse novo DVD Caminhos da América 6 - Ruta Austral, então já me programei pra ir. Por sorte a previsão de chuvas errou o fim de semana foi quase seco.

Saímos de Blumenau no sábado perto do meio-dia, eu, Adelar, Sávio e sua esposa Suzi. Nos encontramos na BMW Top Car para tomar um café e dali tocamos embora.


Paramos em Itapema para almoçar no Recanto Fábio, antigo Recanto da Sereia, bom e caro como sempre.

Fomos direto para o Hotel São Sebastião da Praia onde seria o evento e que já reservamos para dormir, assim poderia tomar uma cerveja sem me estressar com deslocamento depois. Álcool e moto não combinam de maneira nenhuma !

Fomos recepcionados pela Rafa (esposa do Vantuir) que estava por lá organizando as coisas, sempre atenciosa. Depois de nos acomodarmos, fomos nos reunir pra dar uma volta. Encontramos no estacionamento com o Jackson Feuback e o Bocão, parceiros do Vantuir nas aventuras do Caminhos da América, o Haissem Ejje (apresentador do programa Estilo Radical - www.estiloradical.com.br) e dois motociclistas do oeste catarinense o Fernando Biolcki e o William Zanardi, estavam indo fazer umas filmagens legais de Floripa, nos convidaram e fomos junto.


Seguimos para o Ribeirão da Ilha, praia linda que fica de frente para o continente. Ali tem vários restaurantes, um que conhecia é o Ostradamus localizado numa antiga casa da vila e entrando ao mar por um trapiche coberto, muito legal. Também tem ali perto cafeterias com doces portugueses deliciosos. Paramos para algumas fotos e depois seguimos até o final da via, ponto mais ao sul da ilha.

Ribeirão da Ilha                      

Ribeirão da Ilha é um distrito da cidade de Florianópolis, de 1809, o segundo mais antigo de Florianópolis, depois de Santo Antônio de Lisboa (1751).
Considerado o maior produtor de ostras do Brasil, ali também se preservam tradições como a Festa de Nossa Senhora da Lapa, a produção das rendas de bilro, das canoas e baleeiras, dos balaios e cestos de cipó.
Arquitetura colonial portuguesa, constituído pelas casas geminadas, alinhadas na rua fronteira ao mar e dispostas ao redor da pracinha, tendo a igreja na cabeceira. A Igreja de Nossa Senhora da Lapa, Sé da Paróquia, foi inaugurada em 1806, construída pelos senhores e seus escravos, em alvenaria de pedra, cal e azeite de baleia, vindo da Armação.

opa, olha ali o 1933


A ideia era pegar uma estrada de terra que atravessa a ilha de oeste para leste, indo até a praia do Pântano do Sul, mas como já estava escurecendo não fizemos. Voltamos para o hotel.

Antes do evento comemos um petisco no hotel mesmo, camarão, isca de filé e parmesão a milanesa, estava bem gostoso.

Na entrada do salão foi feita uma exposição de fotos das aventuras do Vantuir, ficou muito legal, fotos da América toda, uau !

Começou a chegar o pessoal e não parava mais, caramba, deu mais de 220 pessoas, merecido público. Tudo estava bem organizado, um músico de muito bom gosto tocando ao vivo, um coquetel gostoso, muito papo de moto e viagens. Foi feita uma apresentação do DVD, do pessoal que participou das aventuras, trechos de videos das viagens. Curtimos muito.


Depois fomos pra fora, o ambiente do hotel é bem legal, muito arborizado, piscina, quiosque. Ficamos por lá batendo papo até tarde. Me despedi do pessoal e fui deitar pra sairmos domingo cedo, pois a previsão era muita água.

Acordamos pelas 7h30 com trovões enfurecidos, céu ao sul negro, feio mesmo... chegou a cair uma gotas grossas enquanto nos arrumávamos, mas depois parou. Nos arrumamos e partimos.
Para nossa boa surpresa, chegamos secos em casa !!!


3 comentários:

  1. Como sempre...show...!Gino Losso.

    ResponderExcluir
  2. Belo relato ,bem objetivo ,parabéns ,estava lá tbm ,chegou ver as fotos do Fernando e do Willian ? Eles fizeram verdadeiro off roald,pra chegar ate ali.
    Qnto ao lançamento nota 1000,só o restaurante do hotel poderia ficar com a cozinha aberta ate mais tarde , Kkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  3. Verdade Ronnie, fecharam cedo o restaurante... mas estava bem legal com o pessoal. Vi sim as fotos da dupla, que aventura !
    valeu, abraço

    ResponderExcluir