"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Boa Esperança MG - 6º VMAS

Pico do Branquinho - Serra da Boa Esperança MG - 1400m

Feriado de Corpus Christi e novo encontro do grupo do VMAS - Viajantes de Moto América do Sul. Esse encontro é muito legal pois não é engessado, nada de horários fixos nem frescuras, zoeira muito menos. Ambiente totalmente familiar com pessoas de bem, motociclistas com vasta experiência, alguns já rodaram o mundo. O pessoal se reúne em uma cidade, nesse ano foi em Boa Esperança MG, ano passado em Cananéia SP (relato aqui). Lá todos batem papos, contam seus causos, comemos, bebemos, passeamos e nos divertimos muito.


Nesse ano aproveitamos para juntar o Locos do Soy Loco, assim foram daqui de Blumenau eu e a Mi, o André Bnu e um casal convidado o José Marcio e a Carla. No caminho encontramos com o Roberto Tadeu e Sueli de Peruíbe SP e lá no encontro com o casal Star e com o casal Wolf.

Saímos já na quarta para evitar transito do feriado, deu certo e demos sorte de ser contra fluxo também, ida e volta tranquilas. Tocamos de Blumenau até Registro com tempo bem chato, garoa e alguns trechos de água mais forte. Dormimos no hotel Lito Palace, no centro de registro (bem perto da BR), a vantagem é que tinha restaurante perto. Simples e de preço bom. Jantamos em uma pizzaria boa demais, Du Bonna, fica ao lado do mercado municipal.



De manhã bem cedo, tomamos o café e tocamos até Juquiá onde o Roberto nos encontrou para subirmos junto pela serra de Juquiá/Piedade. De Juquiá até Sorocaba ainda pegamos chuva, fraca, mas irritante. Logo que chegamos aos 600m de Sorocaba o tempo abriu e o céu azul alegrou o resto da viagem, até domingo na nossa volta.






Chuva ficando para trás...

O caminho escolhido fo por Mogi Mirim, Águas da Prata. Poços de Caldas já em MG, depois Alfenas e Boa Esperança, quando chegamos pelas 17h. Em Águas da Prata SP e Poços de Caldas MG, cidades vizinhas, passei muitas das minhas férias de final de ano com a família, caramba mudou muito... ops! mais de 30 anos... deixa pra lá.

Águas da Prata SP

Poços de Caldas MG - Foto: André Bnu

Uma das coisas que mais curto nessas viagens por estados é a mudança das paisagens, vegetações, planícies, serras, planaltos, plantações... como é lindo esse nosso Brasil.


Ó, tira uma foto daquela árvore assim... essa fotógrafa é expert!

Quando chegamos o casal Wolf já estava no hotel, o casal Star chegou só na sexta depois do almoço.









Após tomar um merecido banho fomos assistir o final do jogo da copa no Bar Mix, local muito simpático que frequentamos várias vezes em nossa estadia por lá. Cervejas artesanais, bons vinhos, ótima comida diversificada, forno de pizza a lenha, tudo de bom.

 


Na sexta resolvemos fazer um passeio, e escolhemos a Serra de Boa Esperança que fica ali pertinho uns 30km. Primeiro pegamos asfalto e uns 12km chega numa entrada onde começa a terra. Estávamos com as garupas, dois estavam solos. A primeira etapa do percurso estava tranquila, terra batida, depois foi complicando, trechos com muitas pedras soltas, grandes erosões de chuva. Quase chegando ao topo da serra teve uma depressão grotesca em um valo com descida e subida mais íngreme e com um buraco de pedras no meio, tenso. As garupas pularam fora dali, resolveram voltar a pé enquanto fomos até o topo e pegamos elas na volta. Não foi uma escolha boa, pois perderam o visual mais lindo de toda a viagem. Recompensa aos corajosos!!!

Caminho sentido Campo Belo MG

Ao fundo a Serra da Boa Esperança


Região de imensos cafezais





Alguns trechos complicados - Foto: André Bnu

Foto: André Bnu


Foto: André Bnu

Pico do Branquinho - 1400m de altitude

Vamos pra trilha de novo ?!?!?!

Ao retornarmos fomos almoçar no restaurante Pedreira, mas como queríamos beber um pouco mais pegamos uma van. Chegando lá encontramos quase todo o pessoal do VMAS e eles tinham preparado um bife para todos, simples, mas delicioso. Mandioca cozida, salpicão de frango, feijão tropeiro, carne de porco e isca de tilápia. O local ajuda, pois fica abeira do lago de Furnas e em um casarão antigo da época da fazenda.






Quando estávamos saindo chegou o casal Star, mas como já era tarde e a comida já não estava mais legal voltamos para o hotel e fomos com eles até o Bar Mix para almoçarem. Depois de um descanso mais a noite voltamos para o Bar Mix para jantar, bebemorar e rir muito, como sempre.


No sábado fomos dar uma volta na represa de Boa Esperança, que fica separada do Lago de Furnas por um dique, por isso o lago de Boa Esperança estava com nível normal de água e a represa de Furnas com cerca de 14m abaixo do nível. metade do trecho é de terra, mas bem tranquilo, por isso não tivemos um ataque rebelde das garupas hehe.





Depois fomos almoçar com o VMAS em um restaurante a beira do Lago que não me recordo o nome. Lugar agradável demais, e as meninas pegaram uma mesa em baixo de uma árvore, com banco de madeiras, bem especial. Novamente boa comida mineira!


Foto: André Bnu

Foto: André Bnu





Meus amigos Carlos e Patri de Cotia SP, amigos da época do Mackenzie, também chegaram para o almoço.

Novamente fomos descansar e mais a noite saímos para tomar um café é comer algo. Novas boas surpresas. Primeiro o café em um local bem moderno, bem decorado e com um café pra lá de bom. Dali fomos até duas quadras a frente na rua lateral a igreja onde estava tendo a quermesse junina. Pensem em algo muito bem organizado... Tinha boa música, um samba antigo cantado e tocado por um grupo de casais, as comidas então... Tinha além dos tradicionais doces, um arroz com galinha (R$ 4,00), um caldo de feijão com torresmo (R$ 3,00), canjica com amendoim moído, quentão etc etc Que noite!





Domingo, retorno, muita estrada, 1050 km. 6h café da manhã, 6h30 despedimos do casal Star, o casal Wolf já tinha retornado no sábado. Tempo bom, um pouco frio, chegou a fazer 8 graus na serra. Voltamos pelo mesmo caminho até Campinas, depois resolvemos voltar pegando o rodoanel em SP, nos pareceu que o risco seria nulo devido a quantidade enorme de motos, policiamento e movimento da volta de feriado. Ganhamos pelo menos 1h nessa mudança de rota. Já na BR101 perto de Miracatu, Roberto e Sueli seguiram pra Peruíbe e nós continuamos sem movimento nenhum na estrada do nosso lado, no sentido contrário as filas estavam chegando a mais de 20km de congestionamento.

Chegamos em Quatro Barras que era nossa ideia de pernoite perto das 17h e acabamos decidindo tocar direto até Blumenau. Caraca, 1050km em 14h, chegamos em casa as 20h30, quebrados mas felizes como sempre depois de uma viagem de moto.



LOCALIZAÇÕES




Coordenadas Google Maps

Pico do Branquinho: -20.947894,-45.674893

Arquivo GPS: BoaEsperanca_VMAS.gdb


Um comentário: