"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

domingo, 23 de março de 2014

A estrada cortando as águas, Encano, Indaial.



Quebrando o jejum de três meses e aproveitando o primeiro final de semana do outono fui dar uma volta pelas redondezas. Nada longe, o lugar escolhido foi o Encano, localidade de Indaial, vizinha de nossa Blumenau.


Foram 120km sendo 80km de terra, altitude não passou de 350m acima do nivel do mar, mas a temperatura estava bastante agradável mesmo o céu estando azul e o sol a pino.


As casas típicas Enxaimel ou as de época sempre encantando o caminho margeado na maior parte pelos córregos e pequenos rios.









Igreja abandonada






Nascente de água passando pelo estrada



Nesse passeio fiz algo para mim ainda inédito, atravessar rios (mesmo que pequenos), e não foi uma vez, foi em três pontos diferentes. Como aprendi no curso off-road, primeiro avaliei o terreno, testei para ver como as pedras se comportavam ao fundo do leito e depois toquei em frente, legal! A estrada cortando as águas...




Avancei mais do que eu tinha planejado no GPS com ajuda do google Earth, e acabei entrando em uma propriedade particular, mas o caseiro foi muito gentil inclusive me ajudando a levantar a moto que deixei tombar ao parar e colocar no pedal de forma errada.




Alguns trechos a terra vira uma grande lage de pedra que se estende por vários metros. Não deve ser legal passar por ai com chuva.















Algumas localidades fazem mesmo valer a pena esses passeios.


5h para fazer o passeio, bem devagar, sentindo o cheiro da terra, do mato e das bostas de vacas.

3 comentários:

  1. Bom dia,
    Belo trabalho apresentado e uma ótima dica de passeio.
    Att.
    Rúbio

    ResponderExcluir
  2. O mais legal é conhecermos as diferentes culturas, ver arquiteturas que nem imaginávamos existir em nosso país. Muito bacana o trajeto. Parabéns Pietro.
    Parabéns também por realmente "usar" sua big-trail, pois são poucos os que se aventuram.

    ResponderExcluir
  3. mto bacana mesmo, otimas fotos... eh isso, vamos sujar as motos !

    ResponderExcluir