"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

sábado, 28 de abril de 2012

1º Encontro São Guidão & Coração




Após muita organização, alguns meses, chegou o dia do 1º Encontro São Guidão e Coração, um grupo de amigos motociclista que também faço parte.
O local escolhido foi Floripa, na pousada Oceanomare (www.pousadaoceanomare.com.br) que eu e o Bnu já havíamos visitado uns 2 meses antes para ver se comportaria legal o pessoal e as atividades.
No sábado, pelas 10h Thiago (Wacka - Pomerode) veio até Blumenau com a Diana e saímos com tempo nublado em direção a Itajaí onde encontraríamos o Roberto Tadeu e a Sueli que vieram de Peruibe SP.
Logo depois de Camboriú começaram os primeiros pingos que foram nos acompanhando até Floripa, na entrada quando a cueca já estava molhando parei para colocar a capa, afinal a temperatura estava por perto de 19 graus, e molhado fica complicado.
Chegamos na pousada pelas 13h e encontramos por lá alguns colegas que chegaram no dia anterior e de manhã.
A pousada é muito agradável, são de italianos que estão no Brasil uns 18 meses, tem alemão e americanos trabalhando lá também, uma torre de Babel. Boa comida, instalações novas e bem cuidadas.





A piscina é muito legal mas a água estava congelante, as crianças entraram alguma vezes como de costume, eu apena uma vez e quase morri de hipotermia.
Jogamos volei de areia com o pessoal, muito legal, rimos demais.




Tínhamos programado um passeio em Governado Celso Ramos e Nova Trento, mas acabamos por ficar só em Floripa mesmo, para evitar transito. Visitamos as dunas da praia da Joaquina, Santo Antonio de Lisboa, Projeto Tamar, Costa da Lagoa e até uma caminhada pelo morro atrás da pousada.
Ponto baixo do encontro foi o almoço no Bar Arantes na praia do Pântano do Sul, além de caro e fraco de comida, acabou dando diarréia em quase todos de noite, ficou conhecido como Bar Cagantes.
Na pousada fiz uma apresentação da viagem do Ushuaia ao pessoal e depois fizemos o sorteio de vários brindes para descontrair. Na sequencia foi feito um churrasco pelo pessoal da pousada que tava bem legal, apesar de não ser a especialidade deles hehe, estava uma noite muito fria o que espantou um pouco o pessoal.
Um destaque foi a cerveja Bierbaum de Treze Tilias, umas das melhores artesanais que já tomei, a Milene também achou.


Santo Antonio de Lisboa








Praia da Joaquina

Lucca e o Piu



Bar Arantes - Pântano do Sul

Recanto da Ilha - Lagoa da Conceição



Na terça, na volta, eu e Bnu resolvemos pegar uma terrinha. A Milene e as crianças tocaram direto para Blumenau e nós pegamos um caminho por Rancho Queimado, Angelina, Major Gercino, Brusque e Blumenau.


Pegamos 12 graus em Angelina (700m) mas depois ficou tranquilo. O trecho de terra não é muito grande (30km) mas foi divertido. Tem uma queda d'água muito legal no caminho.



Destaque também para as casas da região, antigas e bem conservadas. Almoçamos em um restaurante de beira de estrada que estava muito gostoso. Chegamos em casa por voltas as 14h.

Angelina SC


Barragem do Garcia - Angelina SC



sábado, 14 de abril de 2012

Belchior com final molhado


Esse negócio de andar na terra é viciante... são várias sensações, o cheiro do mato e da terra, as paisagens, animais, casas e o povo, tudo fascinante.

Céu nublado nesse sábado, depois do almoço família com suas atividades e eu resolvi fazer um passeio curto, pois sabia que viria água em breve.

Apenas 55km, com 20km de terra e uns 10km de paralelepípedo. A chuva despencou forte, mas por sorte estava a 500m do calçamento.











sexta-feira, 6 de abril de 2012

Ilhota por terra e balsa

Feriado de Páscoa, para variar previsão do tempo furada. Sexta amanheceu com um dia lido, céu de Atacama, sem nuvens e um azul perfeito. As 8h fui jogar um tênis com os amigos Adelino e Silvio, depois um almoço bem especial que a Milene fez, muqueca de peixe, bom demais.

Depois de um pequeno descanso resolvi dar um passeio, pequeno mas diferente. O lugar escolhido foi Pedra de Amolar e a margem esquerda de Ilhota, trechos de terra.


100km sendo uns 40km de terra

Ao fundo o rio Itajaí-açu








Balsa em Ilhota, margem esquerda para direita




Gaspar SC