Previsão era de sábado com chuva a tarde e a noite, errou feio... desde manhã um dia bastante agradável com apenas algumas nuvens. Acordei cedo, as 7h30 e contatei que o sol deus as caras, me animei e fui dar um passeio, estava seco já. Escolhi uma rota mais terra, como tenho feito ultimamente aqui na região, e escolhi novamente os lados de Pomerode mas esticando atá Jaraguá do Sul conforme a dica do Thiago Wachholz.
Essa é uma imagem do perfil apresentado no programa Mapsource depois que se baixa a pista criada no passeio. Muito interessante pois se pode ver como nossa região é cheia de morros, altos e baixos.
Abaixo um exemplo do relatório detalhado do passeio.
Em um grupo que acompanho no Facebook um motociclista passeando aqui pela região pegou uma balsa no bairro do Passo Manso, eu nunca soube que existia. Aproveitei para ir conhecer e forcei a rota por lá.
A balsa é puxada a mão com auxílio de umas toras de madeira, interessante ver atravessar o Rio Itajaí-Açu.
Assim que desci da balsa segui o caminho indicado pelo GPS, mas como está tendo a obra da nova ponte não deu para passar, o caminho então foi pelo meio da obra mesmo, no barro... beleza.
Pontes de madeira são comuns nessa região.
Agora começa a terra... vamos em frente.
A natureza por aqui caprichou, fácil de entender porque os alemães escolheram por aqui como sua segunda pátria. Riachos, vales, morros e muito, mas muito verde.
Os turistas quando visitam os pontos turísticos daqui, muitos no estilo enxaimel, acham que os locais são construidos para "turista ver", engano, visitando esses "interiores" fica claro que era realmente o estilo de morada da época, hoje ainda preservado.
O estilo arquitetônico das igrejas é outra atração, são na maioria luteranas e muito bonitas, as vezes uma muito próxima da outra como nas fotos abaixo, não ficavam 3km uma da outra.
O GPS tento me enfiar numa fria, olha o caminho que ele queria que eu seguisse...
Chegando em Blumenau por um lado que nunca tinha entrado, legal.