"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Porto Alegre - RS

Saída: 09/09/2010 - 09h00
Chegada: 12/09/2010 - 18h00
Roteiro: Blumenau - São Francisco de Paula - Taquara - Canoas - Torres - Blumenau
Distância: 1260 km
Moto: Suzuki Boulevard C1500
Comentários: Unindo o útil ao agradável e aproveitando que iria em um congresso em Porto Alegre, resolvi ir de moto.

A previsão era de sol na quinta e sexta e sábado e domingo de chuva, mesmo assim achei que valia a pena. A quinta aproveitei toda para a viagem, então fui bem tranquilo.
Como eu já tinha ido ao RS pelo interior (Blumenau, Lages, Vacaria, Caxias do Sul, Gramado - Veja relato) resolvi conhecer a Rota do Sol que liga o litoral gaúcho a serra.



Desci pela BR 101 até Torres, que para minha surpresa já está 90% duplicada. Rendeu muito a viagem, pois a média de velocidade foi de 120 km/h (consumo 18 km/l). Peguei a Estrada do Mar até a metade onde fica a entrada para a Rota do Sol, na cidade de Terra de Areia. Dali segui até São Francisco do Sul onde fiz uma parada e depois até Taquara. Lá estão as duas igrejas alinhadas frente a frente, de modo que se encherga os altares uma da outra. Uma é católica e a outra Luterana.



Fiquei na casa do amigo Ernani em Canoas RS. Participei do evento na sexta e sábado de manhã.

Na volta saí tarde de Porto Alegre as 17h, pois o congresso atrasou, debaixo de chuva moderada. Pegue a Free Way e entrei novamente na estrada do Mar já no escuro. Como esfriou bastante e a chuva não parava resolvi dormir em Torres. Fiquei no Hotel Costa Dalpiaz (http://www.costadalpiazhotel.com.br), muito legal. R$ 40,00 a diária com café da manhã, cama box, chuveiro a gás.

De manhã no domingo saí cedo, as 7h sem chuva até perto de Tubarão SC. A chuva moderada me acompanhou até antes de Porto Belo, onde estiou.

Me chamou atenção como desliza ao passar por cima das faixas na estrada, um saco. Será que eles não sabem disso???




quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Governador Celso Ramos SC

Saída: 02/09/2010 - 09h00
Chegada: 05/09/2010 - 18h00
Roteiro: Blumenau - Governador Celso Ramos - Blumenau
Distância: 260 km
Moto: Suzuki Boulevard C1500
Comentários: Para quem não conhece, um bom roteiro: Governador Celso Ramos - SC
Eu e Dion, mais um amigo, e nossas famílias aproveitamos o feriado do dia 02 (niver de Blumenau) para passarmos uns dias na pousada Recanto das Flores. Aproveitando que a previsão era de tempo bom, fomos de moto, e nossas famílias de carro.