"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

quarta-feira, 10 de junho de 2009

3o BOG Nacional - Brotas SP



Saída: 10/06/2009 - 13h00
Chegada: 14/06/2009 - 15h00
Roteiro: Blumenau - Registro - Brotas - Ponta Grossa - Serra Dona Francisca - Blumenau
Caminho: Google Map
Distância: 1670km
Moto: Suzuki Boulevard M800
Comentários: Finalmente chegou o dia do 3o BOG Nacional, encontro que trouxe o mundo virtual para o real. Programado a mais de 6 meses de última hora as dúvidas ficaram grandes por causa da previsão de chuva para todo o final de semana do Feriado. Mesmo assim eu e a Milene saímos na quarta às 13h com céu nublado, depois de uma noite de chuva, já "fardados" de roupa de chuva. A Belezoca (moto) toda carregada com todos o conjunto de alforjes e ainda duas bolsas sobre os alforjes, lotadas !



Fomos tranqüilos e secos até Curitiba, com uma parada no posto Rudnick como não poderia ser diferente. Em Curitiba começou a água, moderada, que acompanhou até a noite em Registro. Estrada molhada, caminhões, muito acidentes (carros virados e caminhões). Já anoite, frio, chuva, na serra antes de registro um caminhão tombou e interrompeu a pista por 2h. Fomos no corredor e laterais com muita calma e manobras cansativas. A visibilidade estava muito prejudicada. Depois de 45 minutos chegamos no acidente e por sorte foi liberado exatamente naquele momento. Tocamos até Registro "empurrados" pelos caminhões que queriam recuperar o atrasado.



Chegamos no hotel, de médio conforto, por volta das 20h, mas consados como estávamos pareceu um 5 estrelas.
Quinta às 7h o BOG João, que veio de Curitiba, nos encontrou e fomos em direção ao Posto BR em São Paulo para encontrar os demais BOG. Não choveu, mas em muitos trechos o asfalto estava bem molhado, o que nos dava receio quando passávamos sobre as faixas da pista, principalmente as pintadas de preto. Chegamos no posto mais cedo que imaginamos (9h30), tínhamos marcado as 11h com o pessoal.
No posto tivemos várias atrações: encontro de do clubedocalibra.com.br, depois começaram a chegar Ferraris e até uma Lamborghini. Mas o mais interessante foi o Sérgio Reis, que chegou no seu ônibus com destino ao interior de SP. Ele é uma figura muito simpática, bateu fotos com todos, conversou muito. Num certo momento ele disse: não quero saber de Ferrari, quero é ver aquelas motos ali... eram as nossas boulevard ! Ele veio conversar com a gente, contou das suas andanças de moto, que fazia globo da morte e muitas outras aventuras. Depois a meu pedido sentou numa das M800 para tirar uma foto. Eu já era fã dele, agora mais ainda.



Já com sol e pista seca, do Posto seguimos num comboio de 7 motos e um carro para Brotas, ponteiro BOG Kajita. Chegamos na pousada pelas 14h. Arrumamos as malas no quarto, um bom banho e fomos almoças as 17h hehe.
As 21h fomos todos confraternizar numa pizzaria. De volta a pousada ficamos batendo papo com um grupo de amigos do BOG.



Na sexta pela manhã as 7h15 batem na porta para entregar o buquê de rosas que era para entregarem as 8h no café da manhã, mas tudo bem, a Milene merecia pelo dia dos namorados.
Fomos tomar café e ver com o pessoal que “ecoatrações” faríamos. Um grupo menos radical foi passear e conhecer alguns pontos turísticos e nós, mais radicais, fomos fazer rafting e tirolesa gigante. Emoção e adrenalina garantida. Duas tirolesas com total de 500 metros de comprimento e 100 metros de altura, sobre um rio, cachoeira e árvores. O rafting de 9km de trajeto com nível 3+ (escala até 6), 2h de decida e água muito gelada.





No sábado de manhã tomamos o café cedo e decidimos voltar por outro caminho, “por dentro”, e ficamos sabendo que os casais Stardust e Cecília e Wolf e Helena estariam indo para Bento Gonçalves RS, pelo mesmo caminho. Coincidentemente foi o mesmo caminho feito pelo BOG Marborge, que aproveitou e nos deu mais dicas.
Saímos as 10h como programado, tempo bom, sol, quase sem nuvens, mas frio.
O caminho é lindo, destaque para as represas de Barra Bonita e Jurumirim. até Ponta Grossa, quando já chegamos a noite, pelas 18h30, depois de passar muito frio, muito mesmo, quase congelados. Na cidade naquele dia estava tendo um encontro de motos nacional, disseram ter cerca de 1000 motos na cidade, e realmente vimos muitas.
No domingo saímos as 7h, continuamos pelo interior. Pegamos um trecho grande de cerração onde a temperatura caiu bruscamente pela falta de sol, e o frio pegou firme, causando imenso desconforto. O que me “salvou” foi o protetor de mão, aprovado com mérito.
Em Rio Negro PR, cidade fronteira separada apenas por uma ponte de Mafra SC, nós nos despedimos dos amigos mineiros e fomos em direção a Serra Dona Francisca. Antes dela em campo Alegre paramos para almoçar no mesmo restaurante que foi com o pessoal do BOG Sul semanas atrás. Comida de fogão de lenha num ambiente bem campeiro ao som de viola.
Almoçados descemos a serra com parada para fotos e filmagem.
Chegamos em casa as 15h, agradecendo ao bom Deus por mais uma viagem em segurança, e pela espetacular M800 que se mostra cada vez mais segura e confortável.