"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

sábado, 18 de abril de 2009

RS - Canela - Gramado e Bento Gonçalves




Saída: 18/04/2009 - 06h30
Chegada: 21/04/2009 - 16h00
Roteiro: Blumenau - Canela - Gramado - Bento Gonçalves - Blumenau
Caminho: Google Maps
Distância: 1200km
Moto: Suzuki Boulevard M800


Comentários: Eu e a Milene de moto, comadre Déia, Enir (mãe da Déia) e as crianças (Mariana da Déia, Giorgia e Lucca) de carro. Saímos as 6h de sábado com muita cerração que durou até umas 9h. Bastante frio, devia estar uns 14 graus e a sensação térmica bem abaixo. Depois o sol apareceu e ficou bem agradável, com um lindo céu azul de poucas nuvens. Viagem tranquila com muitas paradas para café, fotos e banheiro. O roteiro pelo interior de SC para o Rs é muito agradável, paisagens de tirar o fôlego. Por causa do feriado de Tiradentes e o Moto Road em Florianópolis o número de motociclistas nas estradas era grande. Comprovado: a maioria dos custom cumprimentam, já os de bike e big trail raramente, mesmo assim que feliz que nem pinto no lixo cumprimentei todos que passavam.

Em Otacílio Costa trocamos a garupa, a Milene pegou o carro e a Déia veio se contagiar na moto. Ponto alto foi a parada na divisa de SC e RS, a vista é fantástica sobre a ponte do Rio Pelotas. Em Vacaria no RS tem uma cantina bem na beira da BR 116 que serve comida típica, muito boa, sopa de Agnoline (capeletti), Galeto etc.

Chegamos em Canela já pela 16h, fomos até o Grande Hotel Canela (muito bom, o mais antigo de Canela, desde 1916), ficamos em 2 chalés bem confortáveis com dois quartos, ótimo para quem vai com crianças. Chegando lá mais uma surpresa, tinha um encontro de Big Trails no hotel. Muitas BMW, V-Strom, Cagiva e até uma C1500 perdida no meio.
Passeamos e visitamos os pontos legais para as crianças, no domingo choveu e fechou de cerração, mesmo assim visitamos tudo que programamos.

Na segunda bem cedinho, pelas 7h saímos em direção a Bento Gonçalves. Nunca senti tanto frio, 5 graus e a sensação de abaixo de zero. Coloquei duas luvas, mas não resolveu. O tempo estava bom, mas a cerração que não deixou o sol aparecer e a subida da serra me pegou de jeito. Achei que ia cair as pontas dos dedos, credo. Depois que o sol veio me salvar aí foi só alegrias. 

Chegamos em Bento Gonçalves com um sol de descascar mamonas, mesmo assim temperatura amena. Na pousada um susto, uma rua de terra bem ruim e ainda morro, se chovesse não sairia com a moto, por sorte o tempo ajudou. Fomos fazer o passeio de Maria Fumaça que vai de 
Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, vale a pena fazer. Ponto alto são as atrações que artistas fazem no passeio de 1h30. Depois tem num pavilhão preparado com cenário da época a história da imigração dos italianos para o Brasil, imperdível.

Após o almoço, fomos visitar a magnífica e imponente Vinícola Valduga no Vale dos Vinhedos, região dos melhores vinhos nacionais (uvas da região e do vale do São Francisco). As fotos falam por si, mas o atendimento e a magia do lugar são especiais.

Como descendente italiano (meu avô veio de Lucca, região da Toscana) pilotar ali naquela região de parreiras, vinhos, casas típicas dos imigrantes, colonos italianos, foi um sonho realizado, sonho que só em cima de uma moto poderia sentir igual, o cheiro, o frio e o vento.

Na terça saímos com tempo nublado, frio, menos que no domingo, mas deixando as mãos duras novamente.
Como o tempo não tava legal a Milene preferiu ir de carro, assim toquei com menos paradas e viemos mais rápido. Em Lages esfriou bastante. No almoço fomos numa churrascaria na pista e encontramos um grupo bastante grande de motociclistas de Passo Fundo, que estavam voltando do Moto Road.

Chegamos em Blumenau pelas 16h.

Assim termina uma das viagens mais incríveis que fiz, mas tenho certeza de que terei muitas outras pela frente, que chegue logo a próxima !!!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

SC - Pomerode Páscoa



Saída: 10/04/2009 - 08h30
Chegada: 10/03/2009 - 11h00
Roteiro: Blumenau - Pomerode - Blumenau
Distância: 60km
Moto: Suzuki Boulevard M800
Comentários: Passeio com Edson (Drag Star) e seu irmão Mauro (Drag Star). Tomamo um café na e depois fomos dar um oi ao amigo Ralf.