"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

sábado, 12 de julho de 2014

Vale Europeu R1200GS


Eu precisava fazer uns 400km para completar a quilometragem necessária da primeira revisão de 1mil km (depois é a cada 10mil km). Acreditando (sabe de nada inocente...) na previsão do tempo que disse ser 0mm em quase toda SC, exceto litoral, me programei pra fazer o passeio, querendo retornar antes das 17h pra ver o último jogo fiasco do Brasil na copa 2014, contra a Holanda (tomamos de 3x0).

375km

Saí tarde, passado das 10h e já com garoa fina segui  numa tocada boa, bem agradável. Mesmo já tendo feito outras vezes de moto essas cidades, sempre tem novidades. Em Rio do Cedros

Igreja Nossa Senhora das Dores, de 1900


Em Dr. Pedrinho vi uma placa indicando Gruta Nossa Senhora de Fátima, gosto dessas grutas por serem na maioria das vezes em belas formações rochosas com alguma queda d'água. Não queria colocar a moto em trechos de terra ainda pois não está ainda com protetores de motor e o pneu original Anakee 3 não inspira muita confiança nesses terrenos. Mas não resisti, e fui tocando. Mas a entrada tem uma subida muito ingrime e a estrada estava molhada, laminha. Então voltei.


Oba, lenha pro fogão...


Casa Enxaimel entre Dr. Pedrinho e Benedito Novo


Ponte pênsil Artur Ostrowski em Rodeio SC

Casa colonial em Rodeio SC

Restaurante Hoffmann em Apiúna

Infelizmente duas coisas que ficam evidentes nessas incursões em SC (e muitos outros estados brasileiros) é a falta de estradas pavimentadas ligando muitos municípios e a imprudência dos motoristas, principalmente em finais de semana.
Quem conhece vai entender o nível de imprudência que presenciei: imagina um caminhão dos grandes de Itajaí, carregando um contêiner, ultrapassando em vários trechos dois, três carros, com curvas sem visibilidade, na subida da serrinha do Salto Pilão. Pista única, sem acostamento... pois é. Agora imagina outra cena mais grotesca, um quilômetro a frente, quase na frente do salto, três motoqueiros de CG, um deles do nada, nem tinha curva fechada, nem óleo e nem areia na pista, a moto simplesmente deu uma cambalhota, o cara foi de arrasto pra pista contrária, caminhão descendo em velocidade... só pude segurar a respiração e desejar que a M não fosse a pior... graças a agilidade (ou cagaço) do piá, ele deu um pulo pra pista contrária, e por um fio de cabelo o caminhão não passou por cima da cabeça dele. Em seguida o maldito caminhão de Itajaí veio desviando e quase pega um carro de frente na descida, pqp. Nasceu de novo!!! A moto ficou no meio da pista que estávamos subindo. Encostei imediatamente, nisso ele veio e sentou no acostamento, enquanto os dois amigos dele voltavam na pista. Pedi que um segurasse o trânsito enquanto o outro puxasse a moto do meio da pista. Alertei pro menino ficar sentado pra ter certeza de nenhuma lesão. Vendo que estava bem amparados segui viagem.

Rio do Oeste SC

Igreja Matriz Nossa Senhora Consolata, 1940 e o Diocesano

Multicultural 

Gruta do Tigre em Rio do Oeste SC



Em quase todos os 370km peguei chuvisco e sol, intercalados, boa temperatura. 16h estava de volta, sujo e feliz.


Um comentário: