"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

terça-feira, 16 de abril de 2013

Anjos Zinco Cedros


Domingo, céu de Atacama... parece que só andamos de moto com sol né? Mas é bom demais... chuva complica tudo, principalmente quando o roteiro é 90% de terra. Dia muito agradável de temperatura bem amena, friozinho bom de manhã.

190km sendo 150km de terra

alguns valores estranhos desse Garmin Connect

907m de altitude máxima

Seguimos pelo Warnow, bairro antigo de Indaial (ver post anterior) e de lá seguimos para Ascurra e depois Rodeio.




Primeira parada foi na cascata denominada "o Salto", na Valenova é uma das belezas naturais de Rodeio. Com 80 metros de queda d'água, é de fácil acesso. Compõe o Parque Municipal "Pietro Vota" (chique né).


Começamos a fazer a subida do Ipiringa no "caminho das anjos", muito bonito e diferente. Se caracteriza por vários anjos colocados em todo o caminho.



Santa Paulina



a benção foi muito importante mais a frente, ou melhor, a cima


construção de pedra abandonada

Resolvemos subir a trilha que vai jaté o topo do morro Ipiranga, ignoramos a placa que dizia entrada proibida, e paguei por isso hehe A subida inicia tranquila, bonita e agradável, muitas curvas e subindo. Já no final a coisa começou a complicar, e descer (de ré) ficaria bem complicado.


Muitas erosões e uma escada de pedra solta e úmida dificultaram. Anderson deixou a XRE antes da encrenca, a minha empacou e com a ajuda do Thiago empurrada até sair da escada que derrapava demais. Depois foi a vez do Bnu também empacar e na empurrada passar a escada. Bom, depois de suar um pouco o problema de subir foi resolvido, mas... depois tinha a descida.


O lugar lá é lindo demais, 907m de altura, vista 360º de toda a região, com destaque para Rodeio, Ascurra e Timbó.



Esses são corajosos

paredões de pedra no meio do verde

Rodeio e Ascurra

Prevendo a descida...

Faltou fotos, mas eu comprei um lote na subida, apenas tombou pra o lado esquerdo a moto, mas na descida o lote foi maior. Desliguei o ABS lá no topo, mas parei e desliguei a moto, e quando religuei esqueci de ligar novamente, resultado foi que a moto desceu e ao frear nada de parar, entrei numa depressão grande na escada de pedra e a moto tombou. Por sorte nada de estragos grandes. Guidão desalinhou (não entortou, apenas desalinha no centro dos risers, acho até que é alguma proteção para não quebrar), resolvido em seguida com uma forcinha. Fora isso todos descemos em segurança, eu coma cueca freada hahaha a benção me impediu de vir pirambeira abaixo.


paraísos


Ao longe já começamos a ver o Salto do Zinco, 76m de queda livre. Na realidade tem dois saltos em lados opostos, um deles é mais "fino" mas da mesma altura.


primeira queda do salto 

vista superior do salto, não dá para captar a altura

vista fronta do Salto do Zinco

Anderson e Thiago... amoitados

vista do vale, estrada ribeirão Liberdade

vista do salto menor

Para se ter boas fotos temos que trabalhar, nessa caso molhando os pés... o salto maior inicia em uma grande lage de pedra por onde o rio corre e depois despenca.




Bnu, pendurado para uma boa foto...



Nessa região existem muitas casas lindas, na maioria simples mas extremamente bem cuidadas, jardins impecáveis. Também tem uma grande concentração de casas Enxaimel, devido a colonização alemão de Benedito Novo.



Essa chamou atenção pois é bastante raro uma igreja (IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) em estilo Enxaimel, sua construção data de 1927 conforme nos contou um morador da região.



Ponte coberta, Rio Milanês, na estrada geral em Alto Cedros

Comunidade Rio Milanês


casa enxaimel (atual mercadinho) de 1927


Continuamos até Pomerode por Rio Cunha, lá Thiago e Anderson se despediram e eu e Bnu retornamos tranquilos, cansados e satisfeitos belo passeio.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Pega uma big trail e vem curtir aqui tbm uns caminhos legais hehe

      Excluir
  2. Lindo o lugar Pietro!! Estou indo para o Sul, ainda sem destino certo e conto com suas dicas para fazer passeios como esse ok?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Kamilla, se precisar de alguma dica só perguntar. Abraço

      Excluir
  3. Ae Pietro, blz??
    Sobre a Igreja enxaimel do bairro Liberdade de Benedito Novo.. estivemos lá hj (6.12.15) para comemorar 85 anos de Batismo da minha oma Walli Gessner Hoffmann. O bisavô, Alvim Gessner foi um dos fundadores e partecipar da idealização desta igreja que, é a mais antiga enxaimel do Brasil. Patrimônio histórico.
    Sua foto está exposta em Brasília.
    Grande Abç Anderson

    ResponderExcluir
  4. Ae Pietro, blz??
    Sobre a Igreja enxaimel do bairro Liberdade de Benedito Novo.. estivemos lá hj (6.12.15) para comemorar 85 anos de Batismo da minha oma Walli Gessner Hoffmann. O bisavô, Alvim Gessner foi um dos fundadores e partecipar da idealização desta igreja que, é a mais antiga enxaimel do Brasil. Patrimônio histórico.
    Sua foto está exposta em Brasília.
    Grande Abç Anderson

    ResponderExcluir
  5. Show de Bola Pietro, estou querendo ir amanhã lá mas estou com receio da lama... Pois choveu ontem e vou com Garupa mas vamos ver no que dá Rsss

    ResponderExcluir
  6. Show de Bola Pietro, estou querendo ir amanhã lá mas estou com receio da lama... Pois choveu ontem e vou com Garupa mas vamos ver no que dá Rsss

    ResponderExcluir