"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A outra bela Ilha de SC



Quando se fala de Ilha em SC a maioria só lembra de Floripa, sim é nossa capital, mas... São Francisco do Sul não é muito menos importante.


São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina e a terceira cidade mais antiga do Brasil. Sua colonização é de 1553. Mas existe uma teoria que um Francês já havia aportado em 1503.
O Porto de São Francisco do Sul é o quinto maior porto brasileiro em movimentação de contêineres e o sexto em volume de cargas. SFS é o 14o PIB do estado.

Mas SFS não era o meu principal objetivo do dia. No último passeio do Abraçando SC por causa do horário não consegui visitar o município de Balneário Barra do Sul.
Tenho uma sobrinha (na real é filha de um primo) que está morando em Araquari, faz faculdade de veterinária lá (então está acostumado com cavalos) e que curti um passeio sempre que pode. Assim combinei com ela !

Cheguei em Araquari as 9h30 e fui tomar uma café na padaria do lado da casa da Quel, dali fomos até Balnéario Barra do Sul.




A cidade é bem feinha (desculpem os moradores), mas onde se tem visão da Barra do Canal do Linguado, é muito lindo. Acabei não esticando até as praias voltadas para o Atlântico.



Logo do  outro lado do canal, já em SFS, tem a praia do Ervino que eu também queria conhecer, mas não tem passagem por ali, nem ponte e nem balsa. Então foi necessário voltar para a horrível BR280 e depois entrar sentido Estrada Geral do Ervino.


A orla é extensa, com a estrada de terra e uma faixa grande de restinga, depois o mar aberto com vista para um lindo conjunto de ilhas, essa é a Praia do Ervino.


Trens de carga gigantes passam constantemente entre a ilha e o continente, ligando o porto a região central. Isso deveria ser no Brasil todo...

Tocamos para SFS. Deixei a moto estacionada logo no início do centro histórico em frente ao comando da marinha. Dali fomos a pé andar e depois almoçar.


Numa pesquisa rápida da internet eu tinha visto ótimas referências ao Restaurante Portela. Fico sempre meio desconfiado de restaurantes bem no meio do centro histórico, melhor localização impossível, normalmente são caros e de comida meia boca.
Ótima surpresa !!! Além da vista espetacular, de frente para a Baia da Babitonga, a comida foi farta e de preço bel razoável. Quem for lá não deixe de pedir o camarão branco a milanesa !



Depois da comilança fui até a praia de Ubatuba em SFS, essa voltada para o Atlântico, deixar a Quel na casa de uma amiga pra passar o restante do feriadão.



Na volta parei pra uma foto em Araquari, e pra variar, antiga estação.


Que estresse essa BR280, sexta, 4h, e um trânsito absurdo...


Peguei a BR101 e depois a Entrada 82 que dá acesso a São João do Itaperiú. Parei no centro para as fotos e depois fui até o Frigorífico São João.



Para que não conhece as carnes do São João são fantásticas, o Red Angus é o melhor. Mesmo de moto aproveitei e peguei uma "orelhas de elefante" corte de alcatra.


A SC415 passa por uma região maravilhosa, fértil, arrozais e bananeiras se estendem por entre um lindo vale cercado de montes verdes. É uma paisagem de tirar o fôlego.



330km de terapia...











Nenhum comentário:

Postar um comentário