"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

segunda-feira, 18 de julho de 2016

EFSC, de Blumenau a Itajaí


Continuando a saga das antigas linhas férreas brasileiras... Em maio fiz um trecho da EFSC, de Blumenau até a estação São João (EFSC), mas faltou o trecho até Itajaí.

Para quem não acompanhou:

- Abril/16 - RVPSC Foz do Iguaçu - Clique aqui para ler

- Maio/16 - EFSC - Clique aqui para ler

Conforme o mapa que fiz ficou faltando verificar apenas duas estações, pois as demais foram visitadas ou já não existem.


01 - Itajaí (demolida)
02 - Engenheiro Vereza
03 - Ilhota
04 - Gaspar
05 - Figueira
06 - Capim Volta
07 - Blumenau (demolida)
08 - Blumenau Nova
09 - Itoupava Seca (galpão FURB)
10 - Salto Weissbach (demolida)
11 - Paso Manso (demolida)
12 - Encano (demolida)
13 - Indaial
14 - Warnow
15 - Ascurra (demolida)
16 - Apiúna (???)
17 - Morro Pelado (???)
18 - Subida (não localizada)
19 - Riachuelo (demolida)
20 - Lontras
21 - Matador
22 - Rio do Sul
23 - Barra do Trombudo
24 - Mosquito
25 - Trombudo (incêndio)
26 - São João

Aproveitamos um típico domingo de inverno sulista com céu azul, sol e frio, e fomos rodar, eu na parceria do José Márcio. Começamos pela Estação Blumenau Nova (1937). Blumenau teve uma grande e principal estação construída em 1909 e depois demolida em 1971 para construção da Prefeitura. Essa estação nova foi construída em 1937 mas teve sua inauguração só em 1954, funcionando até a desativação da linha em 1971.



Seguindo, ainda em Blumenau tem a Estação Capim Volta (1954), na realidade era apenas uma parada. Aparentemente hoje sem função nenhuma, apenas objeto de pichações.



Em Gaspar a Estação Figueira (1960), também somente uma parada, hoje um aparada de ônibus.



Ainda em Gaspar a Estação Gaspar (1954), hoje funciona como prédio de um restaurante junto a Associação da Linhas Circulo (ou algo parecido).


Já em Ilhota a estação Ilhota (1954) utilizada hoje como moradia.



No bairro Itaipava em Itajaí fica a Estação Engenheiro Vereza (1920). Sua construção iniciou em 1920, mas também foi inaugurada em 1954 como as demais. Hoje abriga o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí. Estava fechado por isso não conseguimos fotos internas.



Chegamos ao final da linha, ou início hehe Infelizmente em Itajaí nada tem mais de vestígios da linha.
Dali paramos para um café quente e depois casa !





2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Teu trabalho fotográfico é formidável. Estava mesmo procurando uma foto bacana da estação Eng. Vereza para por em um projeto que venho desenvolvendo, que é o caminho da ferrovia EFSC. Estou criando o mapa através do "My Maps" do Google e haverão uma série de "pins", com fotos ilustrativas.
    Gostaria de saber se poderia utilizá-la em meu trabalho, obviamente, com os devidos créditos à sua pessoa?

    ResponderExcluir