"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Peruíbe SP - BOG


Vou começar com uma explicação: BOG significa Boulevard Owners Group, um grupo que inicialmente eram de usuários das motos da Suzuki, hoje tem vários tipos de motos pois o pessoal foi trocando mas continuando no grupo pelas amizades. Comecei a participar dele em 2008 quando estava avaliando a possibilidade de comprar uma M800, o que fiz logo em seguida. Além dos encontros anuais do grupo que tento participar desde então, tem vários encontros regionais ou locais. Posso dizer que esse grupo que desencadeou minha vida de Mototurista, foi com uma turma de lá que fiz a minha primeira grande viagem (relato: Uruguai e Buenos Aires), também conheci os meus maiores parceiros de estradas: André Bnu, Roberto Tadeu, Casal Star e Casal Wolf, que hoje formam o Soy Loco. Sempre é bom rever esses amigos de bons anos, cultivar essas amizades é uma das coisas mais importantes desses encontros.

Como tenho entrado pouco no fórum do BOG (maldito facebook que tira o tempo...) fiquei sabendo de última hora que haveria um batismo, entrega de coletes, de três integrantes do Sul, e que a cidade escolhida seria Peruibe SP. O BOG e Soy Loco, Roberto Tadeu, é de Peruíbe, e eu e o André Bnu já estávamos devendo uma visita a ele. Assim surgiu a oportunidade! A Milene não pode ir pois ficou muito em cima pra deixar as crianças na sogra novamente.

1000 km

Decidimos sair na sexta logo depois do almoço, assim de noite em Curitiba participaríamos da reunião do pessoal para programar a saída pra Peruíbe. Pretexto pra beber e comer com os amigos.

Parceiro de estrada, André Bnu

Dia lindo de céu azul, temperatura agradável, principalmente no alto da serra. Estrada tranquila, sem movimento, possibilitou uma tocada boa e agradável.

Parada obrigatória no posto Monte Carlo, alto da Serra de Curitiba

Fim de tarde na Represa de Vossoroca

Chegamos as 18h30 no hotel CWB Express, já conhecido por mim pois costumo ficar nele quando vou a trabalho. O amigo Brunetta foi nos buscar de carro para levar ao Motodax onde seria a reunião com pessoal. Desse jeito estávamos liberados pra tomar uma cervejinha.

Hambúrguer do Motodax, bom demais!

O lugar é muito legal, ambiente temático, muitas motos antigas pois eles fazem restauração e um hamburguer gostoso como nunca tinha comido. Valeu! Tudo combinado fomos descansar para na manhã cedinho logo as 6h30 estar de pé. Acordamos e fomos no posto em frente ao hotel para abastecer e tomar um café preto, era só o que tinha. Tocamos até o ponto de encontro onde aguardamos o grupo que iria seguir viagem e outro que foi pra prestigiar.

BOG Curitiba

Fomos brindados com um final de semana de lindos dias, como sempre Curitiba e seu frio de serra me pegou quase desprevenido, pois como a previsão era de calor fui de roupa verão, o que me salvou foi a corta vento que sempre deixo na bolsa.


Paradas de pedágios


A tocada foi tranquila, embalada pelas custons e acompanhada por algumas big trails. Parada pra matar as lombrigas no Petropen com direito a salgado e doce português...

Outra parada obrigatória, Graal Petropen, depois de registro

Chegamos pelas 11h no Hotel Casarão, que foi praticamente tomado pela turma. Já estavam lá alguns amigos do RJ e o Roberto dando apoio ao pessoal para as compras do churrasco. O que seria um encontro de alguns apenas, acabou tendo 54 participantes e 27 motos e um fusca hehe

BOG PR SC SP RJ



A noite fomos até o simpático centro da cidade comer uma tapioca, que já tinham dito ser ótima. Ótima é apelido, aquilo é fantástico, crocante, desmancha na boca. Chocolate, morango e leite condensado, boa demais!

Tapioca no centro de Peruíbe SP

Na manhã de domingo após o café fui até a beira do mar tirar umas fotos, sabem como é né!





Já fizemos o check-out no hotel, arrumamos a bagagem e reunimos uma parte do grupo para fazer um passeio ali por perto e depois sairmos embora.



Roberto e Sueli


O passeio era perto, por uma estrada linda de asfalto que corta o morro e vai até a praia de Guaraú. Dali parte do grupo, de bigtrail tocou ainda por uma estrada de terra para a Barra do Una, fica pra próxima visita, pois não tínhamos tempo.


Estrada Peruíbe Guaraú, 10km de asfalto e belas paisagens

Praia de Guaraú


Rio Preto, Peruíbe SP


Peruíbe SP

Fomos visitar as ruínas de Abarabebê, que historiadores presumem ser a primeira igreja construída no Brasil. Mas chegando lá estava fechada pra reforma do local de visitas, mais uma coisa pra próxima!



Nos despedimos do pessoal e eu e o André pegamos estrada por volta das 10h45, tocamos bem com poucas paradas e um almoço. Muito calor dessa vez, chegamos a pegar em Joinville 33,5 graus. Estrada novamente sem movimento nenhum, rendendo bem, chegamos as 16h em Blumenau. Ponto positivo para o piloto automático, travava ele em 130 km/h que na real pelo GPS fica nos 125 km/h, e curtia o passeio, com segurança pois não tinham quase carros para atrapalhar, assim viemos.

4 comentários:

  1. Show de passeio e excelente relato. Este é o conhecido Pietro.

    ResponderExcluir
  2. Pietro, parabéns pelo relato!
    Surpreendo-me como um grupo que começou tão despretensiosamente tornou-se uma grande família!
    Um forte abraço!
    Neuro

    ResponderExcluir