"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

sábado, 20 de outubro de 2012

Pomerode - Jaraguá do Sul



Previsão era de sábado com chuva a tarde e a noite, errou feio... desde manhã um dia bastante agradável com apenas algumas nuvens. Acordei cedo, as 7h30 e contatei que o sol deus as caras, me animei e fui dar um passeio, estava seco já. Escolhi uma rota mais terra, como tenho feito ultimamente aqui na região, e escolhi novamente os lados de Pomerode mas esticando atá Jaraguá do Sul conforme a dica do Thiago Wachholz.



Essa é uma imagem do perfil apresentado no programa Mapsource depois que se baixa a pista criada no passeio. Muito interessante pois se pode ver como nossa região é cheia de morros, altos e baixos.
Abaixo um exemplo do relatório detalhado do passeio.


Em um grupo que acompanho no Facebook um motociclista passeando aqui pela região pegou uma balsa no bairro do Passo Manso, eu nunca soube que existia. Aproveitei para ir conhecer e forcei a rota por lá.


A balsa é puxada a mão com auxílio de umas toras de madeira, interessante ver atravessar o Rio Itajaí-Açu.



Assim que desci da balsa segui o caminho indicado pelo GPS, mas como está tendo a obra da nova ponte não deu para passar, o caminho então foi pelo meio da obra mesmo, no barro... beleza.



Pontes de madeira são comuns nessa região.


Agora começa a terra... vamos em frente.


A natureza por aqui caprichou, fácil de entender porque os alemães escolheram por aqui como sua segunda pátria. Riachos, vales, morros e muito, mas muito verde.



Os turistas quando visitam os pontos turísticos daqui, muitos no estilo enxaimel, acham que os locais são construidos para "turista ver", engano, visitando esses "interiores" fica claro que era realmente o estilo de morada da época, hoje ainda preservado.












O estilo arquitetônico das igrejas é outra atração, são na maioria luteranas e muito bonitas, as vezes uma muito próxima da outra como nas fotos abaixo, não ficavam 3km uma da outra.









O GPS tento me enfiar numa fria, olha o caminho que ele queria que eu seguisse...



Chegando em Blumenau por um lado que nunca tinha entrado, legal.


11 comentários:

  1. Muito bom!! Passeio de todo fim de semana.
    Não enjoa nunca!

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe um dia apareço para ir junto. Muito legal as fotos e a região.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Perdi essa, mas "andar" por estas fotos e narrativas minimiza...

    ResponderExcluir
  4. Bacana o passeio! Passou pela frenta da casa e nem parou ? aheuhaeuhehaeu
    temos que programar ainda o morro do schmidt! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, era 8h de sábado, não qui acordar a familia toda... Fiquei com vontade de subir o Schmidti, mas não fiz exatamente por que esse faremos todos juntos.

      Excluir
  5. Fala sério, um passeio desses recarrega as baterias de qualquer um!!! Coisa boa...

    ResponderExcluir
  6. se vc gosta de andar pelos interiores digamos um off conheço os lugares no interiores de corupa em direçao a sao bento rio natal la e muito lindo e so agendar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, boa... mas me ajuda, quem escreveu hehe está como anonimo...

      Excluir