"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

domingo, 28 de agosto de 2011

SRR e Pomerode - BMW F800GS

Saída: 28/08/2011
Roteiro: Blumenau - Serra do Rio do Rastro - Blumenau - Pomerode - Blumenau
Distância: 856 km
Moto: BMW F800GS
Comentários:

Um desabafo: essas previsões de tempo são umas furadas... fazia já alguns dias que eu estava acompanhando e sempre informando que sábado seria de sol com 0mm de chuva isso em toda SC e PR. Na setxa a noite olhei de novo e tudo confirmado... bom... o relato vai mostrar por que fiquei tão bravo.

Por outro lado nada mais interessante do que uma estreia com calor, frio, sol e chuva... de tudo um pouco.

Eu precisava fazer uns 850km nessa semana para colocar a moto na primeira revisão dos 1000km, mas o amaciamento recomenda variar bastante a aceleração, não recomendando ficar direto em auto estrada apenas para fazer distancia. Por isso escolhemos um trajeto já conhecido mas muito legal, a SRR.


Eu e Dion saimos as 8h de Blumenville (já estou trocando o nome, pois chove igual aqui...), o tempo estava fechado mas em chuva, apenas uma serração leve. Tocamos sentido Florianópolis.

A primeira parada foi logo depois do pedágio de Porto Belo, um pastel e estrada novamente, sem chuva.




Quando passamos palhoça o tempo começou a abrir, céu azul e sol... calor aumentando. Em Lauro Muller no pé da Serra do Rio do Rastro paramos para ligar a camera GoPro, as filmagens ficaram muito legais (veja aqui) pena que um deles acabou não gravando por mancada minha na hora de ligar (foi a primeira vez que usei a maquina, emprestada do Bnu). Chegamos no mirante de Bom Jardim da Serra com sol e 22graus. Comemos outro pastel e seguimos em direção Urubici, um trecho bem bonito mas com bastante vento lateral.

GoPro acoplada na maleta lateral, belas filmagens.




Aqui a GoPro estava na moto do Dion, fixada no vidro do velocímetro. 

Chegando em Urubici o tempo começou a fechar e ficar frio, 10graus. Depois na serra antes de Bom retiro apertou a chuva, serração que não se conseguia enchergar 30m a frente... tenso!!! Só perto de Rancho queimado que diminui a intensidade da chuva e esquentou um pouco (16 graus).

Show a parte foi o Dione seu macacão de chuva... que depois não conseguiu tirar para ir no banheiro hahahaha


Tocamos até São José já pelas 18h, escuro, onde eu precisava entregar um documentom perto do estádio Orlando Scarpelli. Feito isso seguimos para Blumenau.

Chegamos após 753km quase 21h, cansados mas satisfeitos pelo passeio.



Esse é o video do passeio, ficou legal !!!






A música poderia ser bem outra... mas esse video no início mostra algumas fotos da construção da pista da SRR.



No domingo, precisando fazer mais uns 100km para a revisão aproveitei que o tempo estava favorávelmente seco e fui até Timbó, passando por Pomerode.






==============================


Ass Crash Test - BMW F800GS 2011:

- O conjunto ótico é excelente. O farol normal ilumina de forma ampla e forte. Quando se liga o farol alto o alcance é muito grande. lembrando que o farol alto é outro conjunto ótico, então a iluminação realmente duplica.

- A manopla aquecida faz a diferença, mesmo no frio (pegamos 10graus) e com chuva as mãos permaneceram quentes.

- A aceleração é realmente muito forte, como estou no periodo de amaciamento mantive em 5mil giros, cerca de 120 a 130km/h. Em uns momentos aumentei para 6mil chegando a 160km/h. O conta-giro vai até 8500 e depois o entra no vermelho. Apesar de sobrar motor, penso que a velocidade máxima legal é 150km/h. Mais do que isso não me sinto seguro nessas nossas estradas esburacadas. Tem que tomar cuidado sempre na arrancada inicial, pois pelo torque é facil a moto sair derrapando.

- A suspensão é muito macia, absorvendo todos os buracos e ondulações da pista, mas mantendo a estabilidade em retas e curvas.

- Quanto a conforto, a posição de pilotagem é boa, melhor que nas custom, pois fica-se apoiado sobre as pernas e não sobre a coluna, assim não se recebe os contantes impactos. O banco, bem... o banco náo é a poltrona que era o da C1500. Mas não posso dizer que é ruim, afinal foram 750km nma rodada e cheguei "meia vida". O bom é que dá para mudar posição da spernas, deixando esticada soltas, flexionando para trás e apioando nas pedaleiras do garupa e na posição padrão sentado, que pode ser mais a frente ou mais atras no banco. Penso que é uma questão de costume e depois ficará mais tranquilo ainda.

- Altura de pilotagem é muito diferente, fica-se alto, acima da maioria dos carros. O painel por estar bem a frente e alto facilita muito de olhar os instrumentos, sem necessitar tirar o olho da estrada por mais tempo.

- Os freios são ótimos, a segurança do ABS faz diferença.

- O consumo penso ter sido excelente pois sendo o primeiro tanque e a moto amarrada e em amaciamento fez uma média de 21 km/l mesmo no trecho da subida da SRR. Imagino que vai melhorar consideravelmente depois de uns 3mil km.

- Uma coisa que não me incomodou como achava que seria, foi o barulho da corrente, se tem não percebi.

- Nesse domingo o motor apresentou um barulho excessivo, estranho, vamos ver o que a revisão vai dizer.

5 comentários:

  1. Belo relato Pietro. Tô loco pra fazer a SRR. Vou ter que agendar ... Parabéns pela moto, top de linha !

    ResponderExcluir
  2. Big Trail é isso e mais um pouco, com o tempo você não vai querer mais os outros estilos.Não que os outros são runis mas a diferença é enorme,no seco, no molhado, no frio, no calor e na estabilidade e etc. Parabens pela moto, pelo passeo, pelo parceiro.Um grande Abraço Marco.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela moto Pietro....Realmente muito linda.
    O passeio não poderia ser melhor para estrear a criança. A SRR é muito bonita e pretendo em breve fazê-la também.
    Muito show o vídeo, até quando a câmera virou ficou bom....
    Felicidades, muito sucesso e muitos KMs com o novo brinquedo.

    Marcos Ruffatto – SG&C-SF

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo PARCEIRO Marco ^^ Abraxs, DIONCOCA

    ResponderExcluir
  5. Hi Man, great film, fantastic music and a beautiful bike.Thats all we need.
    Espero vamos fazer uma viagem junto depois Pantanal. Boa viagem para Minas.
    Klaus

    ResponderExcluir