"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

domingo, 15 de maio de 2011

Curitiba

Saída: 14/05/2011 - 07h00
Chegada: 14/05/2011 - 20h30
Roteiro: Blumenau - Curitiba - Blumenau
Distância: 450 km
Moto: Suzuki Boulevard C1500
Comentários: Três integrantes do grupo São Guidão e Coração, que também somos participantes, fizeram aniversário por esses dias, assim resolveram fazer um churrasco, e o local escolhido foi Curitiba, pois a maior parte do grupo é daquela região.
De Blumenau Eu e o Dio, e o Thiago de Jaraguá do Sul. Foi convidado também o Edson e a Gabriela. Bnu, de última hora resolveu ir.

Saimos as 7h30 de Blumenau para encontrar o Thiago em Jaraguá do Sul, e tocamos com tempo bom até o Posto Rudnick em Joinville, lá já garoando pouco. Bnu nos encontrou lá. Capa de chuva para garantir e subimos a serra, que claro teve água no caminho, nada muito forte. No alto da serra secou e apenas nuvens acompanharam.



Encontramos com o pessoal na Rua João Negrão.



Dali fomos ao churrasco num condomínio fechado no bairro Santa Felicidade. Fomos MUITO bem recebidos, comida boa, bebidas, bolo e docinhos, amigos, papo, motos... tudo de bom!





Eramos para sair pelas 15h, mas estava tão bom que acabamos ficando um pouco mais. Saímos as 17h ainda sem chuva.



Por sorte não pegamos chuva na descida da serra, pois já escureceu logo na nossa saída.

Em Massaranduba pegamos chuva, não muita, mas com viseira, balaclava e pista totalmente sem iluminação e sinalização. Fica bem ruim pilotar.

Chegamos todos bem como sempre. 

Mas... tivemos uns percausos que comento no email que mandei para o pessoal:

Pessoal,

Como foi minha a idéia de reunir o pessoal para o bonde a Curitiba me sinto na obrigação de fazer uns comentários.

Quando comecei a andar de moto apenas 4 anos atrás, já era pai de duas crias. Por isso pensei muito nos perigos de ser um motociclista. Lendo e estudando vi que se seguirmos algumas normas de segurança BÁSICAS e o BOM SENSO, andar de moto é seguro. Por isso levo muito a sério a SEGURANÇA em nossos passeios.

Andar em grupo não é uma tarefa simples, exige disciplina, bom senso e tolerância. Até com profissionais a coisa complica, como foi o caso dos dois motociclistas Policarpo e Gaspar que "estavam" fazendo a jornada Três Américas juntos.

Alguns comentários: 

- Atrasos exagerados são muito chato, ontem fizemos o Thiago ficar 30min plantado na estrada sozinho nos esperando, uma falta de respeito com ele. Quando marcamos um horário o mesmo deve ser respeitado por todos.

- Paradas desnecessárias atrasam toda a viagem podendo ser perigoso. Os abastecimentos devem ser juntos e rápidos. A exemplo ontem, a parada adicional no posto na saída nos fez pegar a perigosa decida da serra de Curitiba já escuro, coisa que planejamos que não era para acontecer. Graças estava sem chuva naquele ponto, pois com pista molhada seria MUITO PERIGOSO.

- Fazer ultrapassagens perigosas ou outras insensatas podem colocar tudo a perder. Ultrapassar pelo acostamento em uma área sem escape, é no mínimo suicídio, e com garupa... se tiver algum obstáculo no acostamento, ao desviar, o rodado do caminhão seria certamente o final trágico. Alguns poucos minutos a mais não mudam em nada o cronograma, exercitar a PACIÊNCIA. 

- Ultrapassar o outro motociclista pela direita em plena estrada a alta velocidade igualmente pode causar um acidente fatal, pior que para ambos. 

- Ingerir bebida alcoólica durante a viagem a noite, pista úmida, estrada cheia... e tudo isso após uma tarde de churrasco e bebida... atitude imprudente.

Fato: apesar da viagem ter sido legal pelo caminho e o evento, sinceramente não me agrada fazer algo assim de novo se o RESPEITO A SEGURANÇA e aos AMIGOS, não for levado em primeiro plano.

Vamos pensar nisso ok !!!

Pietro Paladini

2 comentários:

  1. Ianderson Anacleto16 de maio de 2011 15:47

    Muito legal o passeio...realmente andar em grupo exige muita disciplina e respeito a si e ao próximo. Imprevistos na estrada acontecem, mas se deve evitá-los enquanto é possível. Aqui estamos pensando em ir domingo (22/05) para a serra dona francisca, pela milésima vez (kkkkk). Se quiser nos acompanhar, fica dado o convite, pode confirmar no meu e-mail...Um grande abraço e parabéns pelo sucesso do passeio, embora alguns contratempos, o que infelizmente é normal.

    ResponderExcluir
  2. Fala Pietro,

    O passeio foi muito bom, e o MUHCA com o pessoal de Curitiba foi demais... a espera faz parte, tudo certo, sem stress... aí abasteço certinho hehehe, abraços e até a próxima =)

    ResponderExcluir