"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

domingo, 20 de março de 2011

Leoberto Leal - Ituporanga - Vidal Ramos - Petrolandia / SC

Saída: 20/03/2011 - 08h30
Chegada: 20/03/2011 - 18h00
Roteiro: Leoberto Leal - Ituporanga - Vidal Ramos - Petrolandia / SC
Distância: 400 km
Moto: Suzuki Boulevard C1500
Comentários: Inicialmente esse passeio era para ter vários integrantes, mas de última hora alguns tiveram que "desertar"... Assim, os bravos e sempre presentes Dion e Pietro, acompanhados da Milene e do Ian, se encontraram no posto Mime da BR470 para um bom café da manhã.


Infelizmente esse é um problema nas pequenas cidades do interior de SC, eles não tem, ou não sabem divulgar sua culinária colonial. Na maioria das cidades mesmo perguntando aos moradores, nunca indicam um bom lugar para se comer. 

Seguimos pela BR470, entrando em Rio do Sul para pegar a SC302, passando por Aurora e por Ituporanga. Ali entramos na SC427 e depois na SC428 passando por Inbuia e depois chegando a Leoberto Leal. 



Depois de muito rodar para tentar encontrar um restaurante colocnial, para variar não conseguimos. Dessa vez comemos uma pizza caseira, lugar bem simples, servido pela familia.


No caminho passamos por uma gruta muito simpática, tem várias parecidas nessas estradas aqui de SC, geralmente é uma gruta com queda d´água onde se colocam um altar e as vezes bancos para celebrar ritos.


Nessa parada, um pequeno susto, ao parar num aclive perdi o equilibrio e deixei a moto tombar. Me assustei por causa da Milene que foi agil e "rolou" de cima da moto, sem nenhum arranhão, nem na moto, ufa !


Dali fomos conhecer Vidal Ramos e depois Petrolandia.

Todo o roteiro é muito bonito, com paisagens de serra, pois ali a região é alta, chegamos a cerca de 800m de altitude. Chegamos a passar frio em alguns momentos, mesmo de jaquetas.


 Muitas cascatas no caminho, mas poucas visiveis da estrada, e os acessos são por estradas de terra. Isso nos dificulta, por enquanto...




6 comentários:

  1. Parabens Pietro, mais um belo passeio e devidamente registrado com belas fotos!!!
    Que venham muitos outros neste nível.
    Abraço.

    Marcos Ruffatto
    Curitiba - Sta. Felicidade

    ResponderExcluir
  2. Pietro, vai ter que trocar de moto, por uma Big Trail ...
    Gosto muito desses passeios pelo interior !

    ResponderExcluir
  3. Pietro seus passeios são sempre 10! Pena q o tempo e as estradas de Curitiba p/ SC não ajudaram. Mas na proxima se estiver tudo OK tamo junto!
    Abs, Bonfim

    ResponderExcluir
  4. Beleza Pietro! Sempre nos brindando com fotos dos lugares maravilhosos de SC.
    Grande abraço!
    JR - José Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Pô Pietro, passaste por Imbuia então? Minha terra natal. Não foste no shopping de lá? Tinha Pizza Hut, Starbucks, Mc Donalds e tudo mais!!!! hehehe

    ResponderExcluir
  6. Ianderson Anacleto18 de abril de 2011 10:40

    Descobri o site por acaso, pesquisando no google sobre roteiros de viagens de motos. Parabéns pela iniciativa e pela objetividade do diário, gostei muito do trabalho, sendo que passarei a acompanhá-lo mensalmente. Sou de Brusque/SC e tenho uma Honda Falcon. Nesse feriado estou planejando com os colegas uma viagem saindo de brusque, pela 470 até ituporanga, depois descer até alfredo wagner pela 282. Ou ainda, também sugeri aos amigos passarmos por botuverá, vidal ramos, ituporanga, depois descer a 282 e voltarmos para Brusque. Dito isto, considerando o seu conhecimento na região, pergunto se há alguma atrativo turístico que possamos aproveitar na região?? Peço que a resposta, se possível, seja encaminhada ao meu e-mail: ianderson_anacleto@hotmail ou ianderson@hrvadvocacia.com.br. Certo de sua compreensão, agradeço a atenção dispensada, reiterando novamente felicitações pelo blog. Abraços.

    ResponderExcluir