"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

sábado, 29 de janeiro de 2011

Atalanta SC

Saída: 29/01/2011 - 08h30
Chegada: 29/01/2011 - 17h30
Roteiro: Blumenau - Atalanta - Blumenau
Distância: 295 km
Moto: Suzuki Boulevard C1500
Comentários: Uma viagem muito especial !!! Surpreendente como um passeio sem muitas pretensões se torna algo diferenciado.



O Dion estava seco para dar uma volta pois trocou a M800 pela Midnight Star e queria colocar ela na estrada. Nos encontramos pelas 8h30 no posto do clube Guarani, abastecemos e tocamos até o posto Mime na BR 470 perto da entrada para Pomerode SC para tomar o café da manhã. Seguimos em direção oeste pela BR470 que estava com um grande movimento por causa de dois pontos de obra de recapeamento, mas nas paradas fomos devagar pelo "corredor", então não complicou muito. 20km após Rio do Sul fica a entrada para a SC426 que passa por Trombudo Central, Agrolãndia e Atalanta.



Cheiro de coco de cavalo, que eu adoro, resume bem a região. Totalmente rural voltada para os agronegócios, principalmente cebola e fumo.

Casa de fumo, secando na varanda.


Paramos para algumas fotos no caminho, claro que não podiam faltar as das Igrejas.

 
Igreja Matriz em Trombudo Central

Igreja Matriz em Trombudo Central

Igreja de Rio do Sul

Igreja de Agrolândia

Chegamos em Atalanta por volta de 11h30 onde paramos em um posto para hidratar, já que estava bem quente. Alí tivemos uma dica interessante: seguindo 1,5km pela SC426 em sentido Ituporanga (22km terra) teria uma casa de turismo com um mirante para ver o rio. Bom, pareceu algo simples, mas como era rápido, topamos. Aí começaram as surpresas !!!
A casa de turismo foi construida num antigo moinho, também funciona lá um museu da região, bem simpático.

Secretaria de turismo de Atalanta

O mirante dá de frente para uma cachoeira muito legal, de 41m, Perau do Groop, ela é formada pelo curso do rio que cai numa cratera e depois segue seu curso.

Perau do Groop

Vista aérea

Fomos atendidos por uma estágiária muito educada, que depois soubemos ser uma agricultora durante a semana, colhedora de fumo, e no final de semana trabalha ali, batalhadora. Ela nos explicou que tem uma trilha que chega até o pé da cachoeira, coisa de 500m por um caminho muito lindo, no meio do mato, mas com concreto no caminho, e passando no meio, meio dentro, das pedras. Fomos os dois nos aventurar. FANTÁSTICO !!!





Saímos dali e seguimos de novo ao pequeno centro da cidade, no posto perguntamos sobre o Paraíso das Trutas, que eu já tinha visto na internet. Tentamos ligar e como não conseguimos fomos lá ver, 5km de terra. Chegamos lá e fomos recebidos pelo dono, Sr. Edegold. Mesmo sendo informados de que não tinha mais almoço, pois já era 2h passada, e aqui em nossa região nesse horário só shopping tem comida... vimos um mural cheio de fotos de viagens, Alemanha, Áustria, Portugal e outras. Aí veio a explicação: o Sr. Edegold é presidente de uma ONG ambiental que tem parceria uma das maiores da Europa (www.apremavi.org.br) e é "convocado" 15 dias por ano para dar palestras sobre nossas matas. Ele contou que é muito 
interssante, pois inicia mostrando todo o Brasil, e desmistificar, pois lá eles só conhecem carnaval, futebol, violencia e índios.

Famintos tentamos algo para comer nas tres cidades que passamos, e nada! Acabamos comendo "pão com bolinho" numa padaria em  Rio do Sul. Depois a volta que foi bem tranquila. Chegamos por vaolta das 17h30, satisfeitos.

Prefeitura de Agrolândia

Inquilinos da região !


4 comentários:

  1. Bem legal o passeio !
    Aqui em Farroupilha tem uma cascata muito igual a essa aí. Chama-se Salto Ventoso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. blza de passeio ! e eu que nao pude ir... quem sabe na proxima.

    ResponderExcluir
  3. nossa é lindaaaaaa...poxaaa muito 10 teu blog....vc iria gostar de Dr Pedrinho, tem algumas para visitar :)

    ResponderExcluir
  4. conheci este lugar,eu e meu marido viajamos do paraná até lá,conhecimos pessoas maravilhosas que nunca mais esqueci uma casa linda muito antiga de pedra,o lugar é um paraíso,comida simples de fogão a lenha maravilhosa,espero poder voltar lá um dia se Deus quiser.

    ResponderExcluir