"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

SC 416/486 Presidente Nereu a Botuverá


Se prepare pois as imagens são fortes !!!

Nosso amigo João Adelar e o Vitor estavam de partida para a Bolívia, então resolvemos prestigiar e desejar boa viagem fazendo alguns quilômetros com eles.

6h30, já claro, seguimos pela BR470 com bastante cerração, quase como uma garoa fina na estrada, a temperatura variando perto dos 18 graus.


Em Lontras paramos para um café e a despedida.


Olha ali, vou na garupa do João

Boa Viagem amigos !!!

Aqui começou a nossa brincadeira, interior, pequenas cidades, muita cultura, casas antigas, povo simples, paisagens fantásticas, como é lindo esse nosso quintal !


De Lontras a Presidente Nereu pegamos a SC416, que surpresa! Asfalto perfeito, curvas, subidas e descidas, muito verde. Chegamos a 875m de altitude, já começando a abrir o tempo, primeiros raios de sol.





Depois de Pres. Nereu começou a terra, alguns trechos mais íngremes exigiram bastante atenção pois tinha muita pedra solta. Por causa da umidade eles jogaram brita grossa nas descidas, bem complicado. O amigo José Márcio, quis verificar o valor do lote, bem de leve, levantou a moto e continuamos a tocada.




Região típica de colonização italiana, mas com muitos alemães também. O estilo das casas se mistura com as de madeira e as de enxaimel. Pegamos várias divisas de pequenos municípios, Vidal Ramos, Leoberto Leal e outros.




Em Vidal Ramos tem uma linda edificação restaurada que chama muita atenção. Dali pegamos a SC 486 sentido nordeste.




As verdes encostas com seus caudalosos riachos, animais preguiçosamente pastando, pássaros desinibidamente cantando, o cheiro da relva, os celeiros de madeiras centenárias...



time já no campo...








Assim tocamos até Botuverá. Da entrada do parque das cavernas em diante já é asfalto novamente.











Paramos na Prefeitura pois o José Márcio foi cumprimentar uns conhecidos, depois como já era perto do meio dia fomos almoçar.


Nova surpresa ! José Márcio me levou em um restaurante local, Restaurante do Nido. Comida caseira da melhor qualidade. Pra ter uma noção, nos meus dois pratos tinha: polenta, dobradinha, galinha velha, porco desfiado com repolho, purê de abóbora... eta que a coisa foi boa!


Em Blumenau ainda teve café lá no Le Marc café bar para tirar o sono do almoço, e depois fui direto pra empresa, por que trabalhar é preciso.

Le Marc Café Bar

190km de asfalto, 50km de terra e muita diversão.